ADUNEB convoca categoria para ato do Plebiscito Popular por Direitos e Soberania Nacional

Em defesa da soberania nacional, do fim da escala 6x1, de direitos e da justiça social e tributária e contra a taxação de Trump, a ADUNEB conclama a categoria às ruas para se unir a outros sindicatos e entidades sindicais, movimentos sociais e a toda a população no ato do Plebiscito Popular por Direitos e Soberania Nacional. A mobilização acontece nesta sexta-feira (01/08), no Campo Grande, em Salvador, a partir das 15h.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 08/2025 que pretende dar fim à escala 6X1, uma das pautas centrais do plebiscito popular, está parada na Câmara de Deputados desde fevereiro e vem sofrendo boicote das bancadas neoliberais ligadas aos setores empresariais. A PEC propõe aos trabalhadores e às trabalhadoras o direito a uma escala de trabalho de quatro dias por semana e limita a duração do trabalho normal a 36 horas semanais, garantindo uma jornada menos exaustiva, sem que ocorram cortes de salários.
A sociedade clama também pela justiça tributária e a taxação dos super ricos. A proposta do PL 1087/25, que já foi enviada pelo Governo Federal ao Congresso, propõe ampliar a faixa de isenção de pagamento de Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até cinco mil reais a partir de 2026.
A ADUNEB convida a categoria a participar da mobilização que defende direitos das/os trabalhadoras/es e melhorias nas condições de vida da população. Segundo Kátia Barbosa, Coordenadora de Comunicação da seção sindical, é imprescindível que a categoria e a ADUNEB estejam inseridas e atuantes, junto como os movimentos sociais nas lutas anticapitalistas e anticoloniais e seguir buscando atenuar marcas históricas herdadas da exploração que ainda ecoam no nosso país.
Orientações Gerais
Professoras e professores filiadas/os que quiserem participar do ato devem manifestar seu interesse através do e-mail aduneb@aduneb.com.br ou junto a sua / seu representante departamental até o dia 31 de julho.
As/os participantes dos campi do interior poderão ser ressarcidas/os em relação aos custos de transporte terrestre. Para isso, é necessário enviar as notas fiscais dos referidos gastos para o e-mail aduneb@aduneb.com.br, juntamente com as informações bancárias para depósito.
