ADUNEB segue na construção do Observatório da Violência
Autor: Assessoria ADUNEBData de Cadastro: 26/06/2018

Na sexta-feira (15) coordenadoras da ADUNEB e professoras da Universidade do Estado da Bahia, militantes do Movimento Feminista, realizaram mais uma reunião para progredir na construção do Observatório da Violência na Uneb. A reunião e a proposta de criação do Observatório integram as ações do grupo nacional de trabalho de Política de Classe para as questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), do ANDES-SN. A atividade do dia 15 ocorreu no auditório da ADUNEB, no Campus I, em Salvador.
De acordo com a coordenação do sindicato, o objetivo da criação do Observatório da Violência é a organização de um espaço de levantamento de denúncia e acolhimento, para promover o debate institucional nas universidades, contra casos de assédios moral, sexual e outras formas de violência e opressão. As informações terão como finalidade a elaboração de ações mais concretas em defesa das comunidades acadêmicas das instituições de ensino superior. Todos os dados farão parte de um banco nacional de dados do ANDES-SN. A proposta inicial de criação do Observatório foi idealizada pela ADUNEB, depois levada à discussão e aprovada pelo Congresso do ANDES-SN de 2014.
Ouvidoria
Um dos assuntos discutidos na reunião do dia 15, foi a criação, no site da ADUNEB, de uma ouvidoria do Observatório da Violência na Uneb. Segundo os encaminhamentos aprovados, a citada ouvidoria deverá disponibilizar: material de formação política e da rede de proteção; legislações sobre o tema das opressões; material de orientação sobre a importância de formalizar a denúncia; formulário de denúncia, entre outros itens. As coordenadoras do sindicato ressaltam que o projeto, assim como toda a plataforma digital do Observatório, terá garantia de sigilo na identificação das denunciantes e do denunciado, assim preservando a lisura do processo.
A próxima reunião do grupo de trabalho está agendada para a primeira quinzena de julho, com data ainda a ser definida.
