Nota de solidariedade aos sindicalistas demitidos pela Prefeitura de Salvador



A ADUNEB vem a público prestar solidariedade aos servidores municipais Bruno da Cruz Carianha, Helivaldo Passos de Alcântara e Marcelo da Rocha Oliveira demitidos de forma arbitrária pelo prefeito Bruno Reis, na última quinta-feira (19). Os sindicalistas participaram, em maio do ano passado, da greve de 74 dias realizada pelo funcionalismo público municipal e das mobilizações contra o reajuste salarial inexpressivo e a ausência de negociações entre a categoria e o Executivo Municipal.
Na portaria na qual constam as exonerações, a Prefeitura de Salvador não detalha as condutas específicas atribuídas a cada um dos servidores. Apenas cita que estão fundamentadas em dispositivos do Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei Complementar nº 01/1991) e do Regime Disciplinar da Guarda Civil Municipal (Lei nº 9.273/2017).
A ADUNEB repudia este ato que criminaliza a luta dos servidores e o classifica como um verdadeiro ataque à liberdade de organização das/os trabalhadoras/es garantida pela Constituição Federal. Soma-se, ainda, às demais organizações sindicais que reivindicam a reintegração dos servidores ao quadro do funcionalismo municipal.


