Movimento Docente vai às ruas contra aumento abusivo do Planserv



O aumento abusivo na contribuição da assistência de saúde das/os servidoras/es públicas/os, sem amplo debate e melhorias prévias no serviço, foi mais um dos ataques sofridos pela categoria docente no abrir as portas de 2026. Em vigor desde janeiro deste ano, a nova lei impôs a adoção da outra alíquota sobre o salário bruto (mais detalhes AQUI) e fez com que muitas/os servidoras e servidores tivessem um reajuste que chega ou ultrapassa os 100%.
Em protesto, as universidades estaduais da Bahia organizam um ato em frente à sede do Planserv, em Salvador, na próxima quinta-feira (26), às 10h. A ADUNEB conclama todas as categorias a ir às ruas mostrar sua indignação, resistência e força para lutar por seus direitos. É necessária a mobilização coletiva, fortalecendo a união do funcionalismo público, contra mais essa medida abusiva que afeta a vida de servidoras/es ativas/os e aposentadas/os.
Orientações Gerais
Para melhor organização do ato, a ADUNEB solicita que as/os docentes que irão participar do protesto sinalizem a presença pelo e-mail aduneb@aduneb.com.br até a próxima terça-feira (24).
Professoras/es da UNEB dos campi do interior, sindicalizadas/os, terão as passagens terrestres ressarcidas mediante o envio de notas fiscais para o e-mail aduneb@aduneb.com.br.


