Eleições da ADUNEB – uma vitória da democracia e da luta do Movimento Docente

Mesa de apuração das eleições no Campus de Salvador

Passada a apuração das eleições e o prazo para eventuais recursos dos resultados, a atual Coordenação da ADUNEB vem a público para parabenizar as três chapas concorrentes, a Comissão Eleitoral Central (CEC), a lisura no processo eleitoral e cada uma/um das/os docente que foi às urnas para escolher a Coordenação Executiva Colegiada e o Conselho Fiscal da ADUNEB – Seção Sindical do ANDES / Sindicato Nacional - biênio 2025-2027.

 Desde a fundação, em 17 de dezembro de 1981, quando ainda era Associação dos Docentes da SESEB - ADOS, embrião da atual ADUNEB, até a nova gestão que se inicia na próxima sexta-feira (16), professoras e professores já compuseram 20 gestões, entre diretorias, comissões provisórias e coordenações executivas. Em todas, a unidade da luta em defesa da categoria docente e da democracia.

 Democracia que se fortaleceu na atual eleição, um momento inédito na história da ADUNEB, com três chapas disputando o pleito. Para a Coordenação da Seção Sindical, os votos e o comparecimento às urnas demonstraram a credibilidade da ADUNEB, que saiu do processo ainda mais legitimada pela categoria docente, reconhecendo na seção sindical um espaço de resistência e luta pelos direitos das professoras e dos professores, assim como pela defesa do ensino público, superior, gratuito, inclusivo e socialmente referenciado.

 O professor Tadeu Bello dos Santos, presidente da CEC, analisou o processo eleitoral como positivo. “É muito importante, democrático e salutar realizarmos eleições em nosso sindicato. Foi sem sombra de dúvidas um grande desafio para a CEC, mas com o suporte dos funcionários da secretaria, Mylena e Mateus, da equipe da comunicação e da assessoria jurídica conseguimos conduzir o processo de forma tranquila, equilibrada, transparente e democrática. Juntos estamos construindo e fortalecendo a nossa Seção Sindical. Parabéns a todas, todes e todos que participaram desse processo eleitoral. Avante!”.

 Fiscais e mesários acompanharam a apuração dos votos no auditório da ADUNEB 

As urnas, o resultado da democracia

 Conforme já divulgado na última sexta-feira (09), na disputa para a Coordenação Executiva Colegiada, a Chapa 03 (Renova ADUNEB) foi eleita com 335 votos, o que corresponde a 47% dos votos válidos. A segunda colocada foi a Chapa 1 (Oposição e Combatividade), com 206 votos, o equivalente a 29% dos votos. A Chapa 2 (RenovAÇÃO) recebeu da categoria docente 156 votos, o que representa 22% dos votos válidos. Os votos brancos foram 6 e os nulos 6.

 Na eleição para o Conselho Fiscal, a vencedora foi também a Chapa 3 (Renova ADUNEB), com 333 votos, sendo 47% dos votos válidos. A Chapa 1 (Oposição e Combatividade) obteve 208 votos, o que corresponde a 29% dos votos. Já a Chapa 2 (RenovAÇÃO) teve 154 votos, o que equivale a 22% dos votos válidos. Os votos brancos foram 6 e os nulos 6.

 Votação nos Departamentos

 Veja as planilhas detalhadas com as votações, por cada Departamento da UNEB, para Coordenação Executiva (clique aqui) e Conselho Fiscal (clique aqui).

 Leia aqui a Ata com os resultados gerais das apurações das eleições da ADUNEB.

Versão E-mail
Voltar ao topo