Categoria reaprecia um dos pontos da pauta de reivindicações 2026 e elege representantes para o 44º Congresso do ANDES-SN



Um dos pontos da Pauta de Reivindicações 2026 do Movimento Docentes das Universidades Estaduais da Bahia passou pela reapreciação da categoria docente na assembleia geral da ADUNEB, que ocorreu nesta quinta-feira (04). A pauta foi aprovada pelas/os professoras/es na assembleia do dia 12 de novembro, com adendos e apontamentos da categoria em alguns pontos, que retornaram para apreciação do FAD e, um deles, demandou esse retorno às bases das ADs.
Esta segunda rodada de assembleias que está sendo realizada em todas as ADs teve como objetivo analisar propostas de ajustes na reivindicação de alguns direitos. Segundo Karina Sales, Coordenadora Geral da ADUNEB e do Fórum da ADs, na próxima semana as/os representantes das associações docentes das UEBA que integram o Fórum das ADs irão retornar com as posições de suas bases para finalizar o texto e, então, protocolar a pauta 2026 junto ao Governo do Estado.
Entre as reivindicações do movimento para o próximo ano estão aspectos relacionados a licença prêmio, licença sabática, adicional de insalubridade e periculosidade e a redução de 50% da carga horária de mães e pais atípicos. Constam ainda a reincorporação de anuênio, revogação da reforma previdenciária estadual, qualificação do Planserv, desvinculação vaga x classe, ampliação do quadro de vagas e adequação do dispositivo de concessão de passagens/translado docente. Itens relacionados a financiamento também estão presentes, como o repasse de 7% da Receita Líquida de Impostos, a autonomia universitária e a extinção da lista tríplice para a escolha de reitor/a.
Em breve a pauta de reivindicações 2026 será detalhada e amplamente divulgada pela ADUNEB e pelo Fórum das ADs.
44º Congresso do ANDES-SN
A assembleia geral elegeu também as/os delegadas/os e observadoras/es para o 44º Congresso do ANDES-SN. A próxima edição acontecerá na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, de 2 a 6 de março de 2026. O congresso debaterá os próximos passos do sindicato nacional, a defesa da educação pública e o planejamento das lutas da categoria.
A Coordenação Executiva da ADUNEB será representada pelas professoras Kátia Barbosa (delegada) e Karina Sales (observadora), respectivamente Coordenadora de Comunicação e Coordenadora Geral da seção Sindical. Foram eleitas/os como delegadas/os da base Milton Pinheiro, Nora de Cássia Gomes Oliveira, Dinalva Macedo, Zózina Maria Rocha de Almeida, Lilian Marinho, Tânia Bonfim, Reginaldo Alves e Márcia Barreiros. Como observadores ficaram as/os professoras/es Naira Souza Moura, Sinoélia Silva Pessoa, Edson Fernando Oliveira Silva, Iza Angélica Carvalho da Silva e Maira Portofé de Mello.


