FAD articula luta por mais orçamento para universidades estaduais



Para debater meios de fortalecer o orçamento das universidades públicas estaduais e alinhar a pauta unificada de reivindicações dos/das docentes do magistério superior, o Fórum das ADs (FAD) esteve reunido nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14. O encontro dos dirigentes das quatro Associações Docentes que compõem o FAD ocorreu na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), em Salvador.
O debate em torno do orçamento destacou a necessidade do investimento na educação pública superior na Bahia acompanhar expressivamente o aumento na arrecadação líquida de impostos, com previsão de robusto crescimento em 2025. Nesse sentido, o Fórum avançou na construção de uma agenda de articulações e lutas, entre novembro e dezembro, para endereçar e pautar a questão do atual subfinanciamento das universidades na Assembleia Legislativa da Bahia.
O Fórum também alinhou a pauta de reivindicações deliberada pela base do movimento docente em assembleias de cada uma de suas quatro Associações de Docentes (AD). Como o FAD sempre constrói suas posições de modo consensual e uníssono e dado que não houve concordância irrestrita quanto a um ponto da pauta, previamente debatido em apenas uma das ADs, demandou-se uma nova rodada de assembleia para alinhamento e ajuste em novas assembleias por cada AD.
O FAD deliberou ainda pela participação das ADs em audiência pública, no dia 1 de dezembro, sobre o assédio aos trabalhadores e às trabalhadoras do serviço público. Além disso, firmou posição contra a proposta de reajuste do Planserv, que é considerada pelo governo sem que, no entanto, sejam demonstradas concretas contrapartidas na melhoria e ampliação dos serviços.


