ADUNEB organiza a palestra Reforma Administrativa: ameaça aos serviços e às/aos servidoras/es públicas/os



Nesta quarta-feira (29), o primeiro dos dois dias nacionais de luta contra a Reforma Administrativa, a ADUNEB fará a palestra “Reforma Administrativa: ameaça aos serviços e às/aos servidoras/es públicas/os”. A convidada é a Secretária da Coordenação do SINASEFE de Políticas para LGBTQIAPN+, Teresa Bahia. O trabalho será conduzido pela Coordenadora de Comunicação da Seção Sindical, Kátia Barbosa. A atividade será realizada no auditório da Seção Sindical, no Campus da UNEB de Salvador, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ADUNEB (https://www.youtube.com/@ADUNEB).
No mesmo dia da atividade de mobilização da ADUNEB, acontecerá em Brasília a Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa. Para a Coordenadora Geral da Seção Sindical, Karina Sales, é urgente a intensificação das mobilizações e o necessário debate com a sociedade sobre as armadilhas da Reforma Administrativa. “O relatório final do grupo de trabalho, da Câmara dos Deputados, divulgado em 2 de outubro e que propõe a Reforma, sugere 70 alterações nas leis atuais que normatizam os serviços públicos. De maneira geral, nota-se que por trás do discurso de modernização e transparência da máquina pública, o intuito é a retirada de direitos do funcionalismo público e o sucateamento dos serviços destinados principalmente à população de baixa renda, a exemplo de saúde e educação pública”, afirmou Karina.
Entre os principais problemas estão a criação de um teto de gastos, que poderá inviabilizar concursos e reajustes salariais; implantação de vínculos temporários, que fragilizam relações trabalhistas, com possibilidade de assédio e demissões; estágio probatório com avaliação periódica por desempenho, com imposição de metas; e parcela dos salários que poderão ser revertidos em bônus de desempenho a partir de avaliações individuais e do sistema de metas.
Diante do preocupante cenário e da necessária mobilização, a Coordenação da ADUNEB convoca todas/os as/os professoras/es para acompanharem a atividade na sede da Seção Sindical e, também, se incorporarem nas mobilizações locais em suas cidades ou campi. A proposta é que as/os docentes realizem panfletagem, visitas às salas de aula e ações em cada local da universidade para abordar os prejuízos de uma possível aprovação da reforma para o serviço público do país.
Reforma Administrativa – Se é ruim para o serviço público, é ruim para o Brasil.


