ADUNEB marca posição política em cerimônia com governador e representações sindicais

Ouvir notícia

A ADUNEB e o Fórum das ADs marcaram firme presença política na cerimônia em que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sancionou a lei que redefiniu o quadro de cargos docentes das universidades estaduais e, também, criou outros cargos e concedeu reajustes salariais a categorias do funcionalismo público. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (08), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

As leis sancionadas nesta segunda-feira, entre elas a conquistada pelo Movimento Docente (MD), foram aprovadas pela Assembleia Legislativa da Bahia na terça-feira (02). Leia AQUI a matéria da ADUNEB. Ao todo, 39 mil servidoras e servidores de nível superior e 19 mil de nível médio foram contemplados com as leis.

Porém, nada veio como benesse do Estado, e sim a partir de muita luta, mobilização política e determinação. Essa foi uma das mensagens transmitidas aos presentes pelo discurso da Coordenadora de Comunicação da ADUNEB, Kátia Barbosa, que na ocasião representou o Fórum das ADs.

A professora Kátia iniciou rompendo o protocolo e chamando ao púlpito representantes das demais associações docentes das UEBA, que junto à ADUNEB lutaram por quase um ano para que as redefinições de cargos pudessem acontecer, o que permitirá mais de 500 promoções da categoria docente.

Após saudar o governador e as demais autoridades presentes, Kátia Barbosa declarou que Jerônimo não estava apenas cumprindo um acordo de greve, mas finalmente respeitando professoras e professores, os quais formam a espinha dorsal da sociedade. “Somos nós, responsáveis por moldar um certo futuro dentro das salas de aula, muitas vezes com recursos escassos, com salários aviltados e em condições que não condizem com a importância da nossa profissão, do nosso trabalho e da nossa dedicação”.

A professora prosseguiu alertando sobre a continuidade da luta. A sanção foi um marco legal, mas é necessário que o MD siga vigilante para garantir a implementação efetiva da lei para todas e todos da categoria que estão na fila e para os que virão.

Kátia Barbosa finalizou saudando as/os companheiras/os de luta. “Essa vitória é nossa! É de cada um que não calou a voz, que foi para a assembleia, que paralisou em dias de luta e que nunca desistiu da certeza de que a educação transforma. Que este momento nos renove as forças para as batalhas que ainda virão. Nosso mandato sindical é claro: lutar, negociar e nunca recuar”, aplaudida, encerrou a professora e sindicalista.

Voltar ao topo