Defesa da Democracia - Manifeste-se contra o PL que anistiaria os golpistas de 8 de janeiro

Em tempos de recrudescimento do fascismo e da extrema-direita, a ADUNEB conclama a categoria docente pela permanecer alerta, mobilizada e exercer sua militância, nas redes e nas ruas, em defesa da Democracia. Atualmente, entre outras, existem duas ações virtuais que exigem o arquivamento do Projeto de Lei 2.858/2022, que possibilitará a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Convocamos você, professora e professor da UNEB, a participar.
A primeira ação tem o objetivo de lotar a caixa de e-mail do atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, demonstrando o repúdio popular à proposta, dos grupos bolsonaristas do Congresso Nacional, de anistia aos golpistas. Para isso, acesse aqui . A segunda ação é uma abaixo-assinado para reforçar a repulsa na nação à proposição da extrema-direita. Para participar, clique aqui .
Atentas e atentos à conjuntura
Na última sexta-feira (07), o recém-empossado presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em entrevista a uma rádio de João Pessoa (PB), embora tenha reconhecido a gravidade da depredação ao patrimônio público, afirmou que não considera os atos de violência de 08 de janeiro de 2023, contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, como uma tentativa de golpe de Estado. Após a declaração polêmica e diante da repercussão negativa, nesse início de semana, o presidente da Câmara afirmou a parlamentares e a magistrados do STF que sua afirmação se tratava de uma “opinião pessoal”.
Além desse fato, é de ciência de todas e todos que a proposta de anistia aos golpistas, de 08 de janeiro de 2023, é uma das principais pautas da extrema-direita e das bancadas bolsonaristas no Congresso Nacional. A tentativa é aproveitar o impacto do cenário político internacional, com a eleição do presidente estadunidense Donald Trump, para tentar impulsionar a ofensiva da extrema-direita, aprovar o PL da Anistia e, assim, criar condições favoráveis para o perdão ao próprio ex-presidente Jair Bolsonaro condenado e inelegível pelo TSE, por abuso de poder.
Nos últimos dias, em uma tentativa de reacender o debate sobre o PL da Anistia e pressionar o Congresso, Jair Bolsonaro passou a gravar e divulgar vídeos ao lado de filhos e demais familiares das/os criminosas/os que foram detidas/os ou condenadas/os pelos atos golpistas de janeiro.
A luta pela Democracia não descansa!
Golpistas não passarão!
