ADUNEB leva à Lavagem do Bonfim a pauta de reivindicações da categoria docente

Representações da Coordenação Executiva e demais docentes da ADUNEB, nesta quinta-feira (16), participaram da Lavagem das Escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador. A Seção Sindical somou forças aos demais sindicatos do funcionalismo estadual, que compõem a Federação dos Servidores Públicos da Bahia (FespeBahia).

 Assim, a ADUNEB mantém a sua tradição combativa e de participação nas principais atividades culturais e populares da Bahia, que proporcionam visibilidade à luta em defesa da categoria docente e da educação pública superior. Segundo os organizadores da Basílica do Senhor do Bonfim, cerca de dois milhões de pessoas participaram do evento, que teve como tema “Encharque o Coração de Esperança”.

 A pauta coletiva de reivindicações das/os servidoras/es públicas/os, deste ano, levada à Lavagem do Bonfim, entre outros pontos foi composta por: pagamento do reajuste linear; realização de concursos públicos; implantação dos adicionais de insalubridade, das promoções e melhorias no Planserv, com maior aporte financeiro do governo em 1,5% e, ainda, a ampliação do rol de procedimentos do plano e melhorias no atendimento em todo o estado da Bahia.

 Luta coletiva

 O Coordenador Geral da ADUNEB, Clóvis Piáu, foi um dos representantes da seção sindical na Lavagem. Ele reforçou a importância da luta coletiva do funcionalismo público. “A ação conjunta dos sindicatos do funcionalismo público, nas pautas que nos unificam, é importantíssima e tem sido um de nossos esforços. Aumenta a mobilização, traz mais visibilidade e consequentemente impõe maior pressão sobre o governo estadual. A ADUNEB esteve presente em todo o percurso, dando ênfase a nossas reivindicações e dialogando com a sociedade”.

Após vencer 690 km de distância entre Teixeira de Freitas e Salvador, a Coordenadora Administrativa e Financeira da ADUNEB, Karina Salles, também participou da Lavagem. “Historicamente, a ADUNEB se faz presente na Lavagem do Bonfim e em 2025 não foi diferente. Esses momentos são marcos de cultura e resistência e o cortejo à Colina Sagrada é um dos mais simbólicos na Bahia. A ADUNEB esteve presente, junto a outros sindicatos, nesse trajeto que é também de mobilização política, reafirmando algumas de nossas pautas na luta pelos direitos docentes”, afirmou a professora.

Confira aqui as fotos que estão no Instagram da ADUNEB. 

Voltar ao topo