Passagem docente - ADUNEB solicita reunião conjunta com PGE e reitoria da Uneb

 Na segunda-feira (16) a coordenação da ADUNEB, por meio do ofício 018/2018, solicitou uma reunião conjunta, com data a ser agendada, entre os representantes do sindicato, da reitoria e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O documento foi encaminhado ao procurador geral, Paulo Moreno Carvalho, à procuradora geral adjunta, Luciane Rosa Croda, além do reitor da Uneb, José Bites. A proposta é que em pauta estejam questões relacionadas à busca por soluções definitivas ao problema do deslocamento/permanência docente nos campi do interior. Veja a cópia do ofício no final desta nota. 

A solicitação da reunião foi uma das deliberações da assembleia docente, realizada na quinta-feira (12). A ação é necessária pois, segundo o reitor da Uneb, a PGE informou que estaria criando uma comissão para debater a questão do deslocamento docente na Uneb. A citada comissão terá uma representação indicada pela reitoria, com a suplência da ADUNEB.
 
Todos os professores da Uneb estão ameaçados de terem suas passagens intermunicipais cortadas a partir do mês de outubro deste ano. De acordo com os docentes impactados pelo problema, as passagens são consideradas condição fundamental para o exercício das atividades acadêmicas no interior do estado (leia mais).
 
Após inúmeros estudos, a coordenação da ADUNEB, a comissão passagem do Movimento Docente e demais membros da categoria, sob a orientação do setor jurídico do sindicato, concluíram que o caminho é pressionar reitoria e governo estadual para a alteração do Decreto de Lei 6.192/97. A norma limita a compra de passagens a apenas 72 km do local de moradia do docente. Desde 2015, a coordenação da ADUNEB não mede esforços na tentativa de garantir aos professores o deslocamento/permanência docente nos campi na Uneb do interior.
 
 
Voltar ao topo