NOTA PÚBLICA DA ADUNEB SOBRE PASSAGEM DOCENTE
Autor: Assessoria ADUNEBData de Cadastro: 19/07/2018

A questão do deslocamento/permanência docente e, sobretudo, a ameaça de corte das passagens intermunicipais, em outubro deste ano, aos professores que dependem do translado para efetivarem suas atividades acadêmicas, transformou-se numa questão central para as atividades finalísticas da Universidade do Estado da Bahia.
A falta de compromisso, do governo estadual, com a finalidade pública do ensino superior, tem colocado em xeque o papel da Uneb.
A ADUNEB, desde de 2015, tem pautado essa luta docente de forma atemporal para tentar sensibilizar a administração central, o governo estadual, o Tribunal de Contas do Estado, no sentido de alterar o Decreto de Lei 6.192/97, que limita a compra de passagens a apenas 72 km do local de moradia do docente.
Após muita pressão do Movimento Docente junto à reitoria, foi criada uma comissão do Conselho Universitário (Consu), para examinar essa questão e propor uma resolução interna que contribua para encontrar saídas. Contudo, devido a agendas díspares, em um estado grande geograficamente como é a Bahia, não foi possível encontrar uma agenda que congregasse uma reunião com todos/as. No entanto, uma parte da comissão (3 membros), sem a participação dos representantes da categoria docente, realizou uma reunião, a qual foram tirados encaminhamentos. A ADUNEB analisa o fato com preocupação e ressalta que essa atitude não representa o conjunto da comissão.
A posição do sindicato é que as reuniões da comissão passagem do Consu devem contar com a presença de todos/as para que, juntos, possam ser encontradas as devidas soluções para a demanda pública, que hoje impacta a atividade finalística da Uneb.
Coordenação ADUNEB
