Guilherme Boulos, pré-candidato à presidência da república, solicita reunião com o Fórum das ADs

 Representantes do Fórum das ADs fizeram reunião com o pré-candidato à presidência da república, Guilherme Boulos (PSOL). A atividade, que ocorreu na terça-feira (03), na sede da ADUNEB, em Salvador, foi solicitada pelo próprio presidenciável, que esteve a trabalho por dois dias na capital baiana.

Durante a reunião, Boulos e os docentes representantes da ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC puderam discutir sobre a importância do financiamento público às universidades públicas e gratuitas do país. Os professores também abordaram os graves problemas enfrentados pela categoria docente, das universidades estaduais baianas, que têm sofrido profundo ataque do governo Rui Costa. Entre outras questões, segundo o Dieese, o governador impõe aos professores a maior perda salarial dos últimos 20 anos (leia mais).
 
Expansão e fundo público
 
As representações do Movimento Docente entregaram uma carta ao pré-candidato à presidência. O documento ressalta que o Fórum das ADs, embora considere fundamental a expansão das universidades federais, a mesma “deve ocorrer de forma coordenada e que não seja usada como razão para as políticas de sucateamento das universidades estaduais, como vêm ocorrendo”. A carta ainda alerta para a necessidade de discutir uma política que permita as universidades ter acesso democrático ao fundo público de financiamento do ensino público.
 
Entrega do documento do Fórum das ADs a Guilherme Boulos
 
Após ouvir as representações do Fórum das ADs, Guilherme Boulos concordou com a preocupação dos professores relacionada ao financiamento público das universidades. “Verba pública tem que ir para a universidade pública. Hoje, vai mais dinheiro do orçamento federal ao FIES do que a manutenção da universidade pública”, disse Boulos. Para o político, é preciso debater como construir um modelo de transição, que permita redirecionar as verbas públicas para o financiamento e para a expansão do ensino público, ao mesmo tempo que não prejudique nenhum estudante que receba bolsa em universidade privada.
 
Ao final da reunião, o pré-candidato à presidência da república convidou o Fórum das ADs a contribuir, a partir do acúmulo de discussão do Movimento Docente, com o conteúdo programático de sua candidatura.
 
Voltar ao topo