ADUNEB faz reunião no Campus de Barreiras para discutir pauta docente e problemas internos
Autor: Assessoria ADUNEBData de Cadastro: 27/04/2018

O Campus da Uneb de Barreiras recebeu, em 18 de abril, o projeto ADUNEB na Estrada. Durante a reunião entre os docentes locais e o coordenador do sindicato, Vamberto Ferreira, foram discutidos vários temas relacionados à pauta estadual da categoria docente, das Universidades Estaduais Baianas (Ueba), e também as questões internas do Campus IX.
Um dos assuntos mais repercutidos na reunião foi a pauta de reivindicações deste ano. O representante da ADUNEB mostrou os estudos do Dieese, que apontam o período do governo Rui Costa como o de maior perda salarial dos últimos 20 anos. O Fórum das ADs publicou matéria específica sobre o tema (leia aqui), a qual denuncia que, devido ao não pagamento da recomposição inflacionária aos servidores públicos há três anos, a peda no bolso do trabalhador foi de 21,1%.
A questão dos direitos trabalhistas negados também tem indignado os docentes do Campus de Barreira. Somente na Uneb o governo do estado prejudica quase 500 professores, que aguardam a implantação de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho. Durante a reunião, uma das professoras fez o relato que, apesar de ter o direito e o processo documental todo regular para mudança de classe, aguarda na fila desde dezembro de 2015.
Outro direito do trabalhador que está sendo desrespeitado é a aposentadoria. De acordo com os docentes, ocorre lentidão na tramitação dos processos devido à burocracia interna da Uneb. A coordenação do sindicato informou que, por deliberação de assembleia docente, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas está sendo acionada pela ADUNEB para discutir a questão.
Pauta interna
Sobre os problemas internos à Uneb de Barreiras, os presentes à reunião fizeram várias reclamações oriundas do baixo repasse orçamentário do governo estadual. Segundo os docentes, a casa dos professores possui mobília precária e tem dificuldade até de acesso à internet. Já no Departamento de Ciências Humanas faltam cadeiras aos professores, algumas salas estão com datashow quebrados, computadores antigos e acervo da biblioteca defasado. Outra questão é a falta de segurança, principalmente no período noturno.
Após a denúncia dos problemas, a ADUNEB solicitará uma reunião com a direção do Departamento, para buscar explicações e tentar solucionar as questões identificadas.
