Planserv - ADUNEB defende interesses da categoria em palestra da coordenadora do plano de saúde

 Para reivindicar as demandas da categoria docente, a ADUNEB participou da palestra “Diálogos sobre o Planserv”, que aconteceu na terça-feira (27), no Campus I da Uneb, em Salvador. A palestrante foi a coordenadora geral do Planserv, Cristina Teixeira Cardoso. A atividade foi promovida pelo Fórum dos Técnicos das universidades estaduais baianas (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb). Representando a ADUNEB esteve presente o coordenador Anderson Carvalho. O evento aconteceu para que a representante do Planserv tentasse explicar aos servidores públicos as atuais mudanças ocorridas no plano, que tem gerado inúmeras críticas por todo o estado da Bahia. 

Desde agosto do ano passado, a coordenação da ADUNEB acompanha com preocupação as alterações ocorridas no Planserv. Naquele período, o plano de saúde abriu licitação para contratar uma empresa que, em tese, tem a função de aprimorar a gestão do citado plano de saúde. Porém, desde então, de acordo com as queixas de vários sindicalizados e denúncias feitas pela imprensa, evidencia-se que tem ocorrido um limite de autorizações para consultas e exames médicos. Outra crítica constante é a defasagem de rede referenciada no interior no estado.

Apesar do esforço do Fórum dos Servidores Técnicos em trazer a coordenadora do Planserv para dialogar com os funcionários públicos, a ADUNEB ressalta que, inicialmente, houve resistência de Cristina Cardoso em responder as perguntas da plenária. A ideia seria somente realizar uma palestra. Após incisivas solicitações, ela aceitou responder a um número reduzido de questões.

Sobre a existência de cotas que restringem os atendimentos, a coordenadora do Planserv deixou evidente em sua fala que o novo planejamento de gestão realmente criou um limite para os atendimentos. Segundo Cristina Cardoso, foi feito um teto contratual a partir de uma média histórica dos atendimentos e, assim, “não podemos ter grandes crescimentos”. A gestora não especificou números e nem como chegaram a citada média histórica. A gestora também reconheceu a falta de mais redes credenciadas no interior. “Essas são duas frentes que precisamos tratar. Estamos caminhando. Ainda não é o ideal, de jeito nenhum”, afirmou a representante do plano de saúde. 

A gestora informou que estão sendo adotadas medidas para melhor gerenciar o plano, afim de atender a demanda e melhorar o sistema. Uma das melhorias citadas é o aprimoramento da comunicação para os prestadores credenciados e os beneficiários. Segundo Cristina, o objetivo será assegurar a distribuição adequada dos recursos, o que resultará em maior rede de atendimento e especialidades, suprindo as demandas das sub-regiões.

Ainda sobre os atuais problemas, para a melhoria do sistema a representante do Planserv solicitou o auxílio dos credenciados. Ela orientou que os servidores que enfrentarem dificuldades no atendimento, entrem em contato com o atendimento do plano de saúde. “É muito importante que cada servidor, que cada beneficiário acesse o Planserv para saber. Que passem a contar conosco, passem a questionar, e não mais ouvir aquela verdade da clínica, do hospital e do laboratório como absoluta. Perguntem ao Planserv”, concluiu, Cristina.

O Planserv é o maior plano de saúde do estado da Bahia. Possui 511.745 beneficiários atendidos entre a capital e o interior, em todos os 417 municípios. Somente no poder executivo atinge 65% os servidores públicos. 


• Com informações do Sintest Uneb
Voltar ao topo