Marcha Mundial das Mulheres mostra força e o caminho para a luta

 Neste dia 8 de março, a Marcha Mundial das Mulheres que aconteceu em várias cidades do Brasil, e por inúmeros países, encheu de brilho e esperança os olhos de lutadoras e lutadores. Em Salvador mais de 2 mil mulheres ocupavam as ruas, denunciaram a opressão machista e ecoaram o grito de que a vida das mulheres importa. A ADUNEB e a Regional Nordeste III do ANDES-SN participaram da construção da atividade e marcaram presença nas ruas.

Já na concentração, na Praça da Piedade, era possível observar a união, a diversidade, o respeito às diferentes posições políticas de esquerda e a força promovida pela unidade de todas. Eram estudantes, mulheres jovens, adultas, da terceira idade, negras, brancas, mestiças, representantes de movimentos sociais, sindicais e de outras organizações políticas. No olhar de cada uma a coragem em desafiar o patriarcado e a certeza de que o passo em frente é a intensificação da luta pela emancipação da mulher. 
 
Docentes da Uneb presentes na Marcha
 
A coordenadora da ADUNEB, da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade, Ediane Lopes, ressalta a importância da construção coletiva da marcha, reunindo várias entidades, coletivos e demais organizações políticas. “A marcha, assim como as demais atividades do 8M, nos mostrou a importância da unidade para a luta. Nós, mulheres, mais uma vez, estamos mostrando o caminho para a resistência e a intensificação do enfrentamento ao governo Temer. A marcha do ano passado foi fundamental para ajudar a barrar a reforma da Previdência. A deste ano, além das pautas contra o machismo e a opressão, ratifica a posição das trabalhadoras contra as políticas do governo federal”, afirmou Ediane.
 
Pelo interior da Bahia, mulheres organizadas de várias cidades também realizaram marchas e atos públicos. A organização do ato de Porto Seguro também teve a colaboração de representantes da ADUNEB.
 
Marcha em Porto Seguro
 
ANDES-SN no Fórum Social Mundial
 
A Regional Nordeste III do ANDES-SN, além de contribuir com a construção do 8M, aproveitou a oportunidade da Marcha das Mulheres para levar uma faixa que já divulgava o Fórum Social e Mundial, que acontecerá em Salvador, de 13 a 17 deste mês. “O Sindicato Nacional participará ativamente do Fórum Social. A Tenda da Unidade, construída em parceria com outras entidades de luta, terá várias atividades, entre elas o lançamento no dia 16, às 16h30, da Frente em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior”, explicou a diretora da Regional Nordeste III, Lana Bleicher. 
 
Professoras da ADUNEB, ANDES-SN e Apub Oposição 
 
Outra importante atividade a ser realizada na tenda será a distribuição da cartilha do ANDES-SN, contra opressões, elaborada pelo Grupo de Políticas de Classe para Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). Leia aqui a cartilha. A tenda estará localizada no Universidade Federal da Bahia – Campus de Ondina.  
 
Veja aqui mais fotos da Marcha das Mulheres que aconteceu na capital baiana.
 
Voltar ao topo