BOLETIM ADUNEB (01 a 07 de novembro)



Últimos dias para se inscrever na comitiva da ADUNEB para a Marcha das Mulheres Negras 2025
As inscrições para integrar a comitiva da ADUNEB para a Marcha das Mulheres Negras 2025 se encerram na próxima segunda-feira (10). A seção sindical disponibilizará um ônibus que sairá de Salvador para se somar à mobilização nacional, em Brasília. Para participar, envie até a data limite nome completo, RG, CPF e telefone para contato para o e-mail aduneb@aduneb.com.br. O ônibus com a comitiva sairá do Campus I, em Salvador, no dia 23 de novembro, com retorno no dia 26.

Orçamento em declínio: 64º Encontro da Regional Nordeste III do Andes alerta para políticas de cortes que asfixiam as universidades
Além de refletir sobre as ameaças e os riscos da reforma administrativa para a classe trabalhadora, o 64º Encontro da Regional Nordeste III do Andes-SN destacou a urgência de enfrentar o subfinanciamento das universidades públicas. O tema, debatido em detalhes na mesa sobre austeridade e orçamento, evidenciou o impacto do corte de recursos sobre as condições de ensino e permanência estudantil na Bahia e no país. Uma análise da conjuntura política e econômica também foi realizada durante o evento que ocorreu nesta sexta e sábado, 31 de outubro e 1 de novembro, em Feira de Santana.

Necessidade de intensificar luta contra reforma administrativa é destaque no 64º Encontro da Regional Nordeste III do Andes
Por via do ataque à carreira e à estabilidade dos servidores, mais uma tentativa de desmonte e pavimentação para a privatização dos serviços públicos em todo país. Essa foi uma síntese das avaliações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, além de projetos de lei complementar e ordinário que compõe o escopo da chamada reforma administrativa, durante o 64º Encontro da Regional Nordeste III (BA/SE/AL) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

ATL Bahia – Mais de 1800 indígenas acampam em Salvador para debater território e clima
“Estamos em um século tão avançado e a gente ainda precisa brigar por demarcação de terra e por território, o que deveria ser um direito”. A fala, um misto de lamento e indignação, veio da jovem indígena , fazem parte dos mais de 1800 indígenas que estão no Acampamento Terra Livre (ATL Bahia), localizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Com apenas 17 anos, residente em uma comunidade em Arembepe, Aira olha para o horizonte e sonha com o dia em que os povos originários serão respeitados e ela, como educadora, ajudará na formação de seu povo.

Congresso de Pesquisadoras/es Negras/os mostra a força do aquilombamento na universidade
Com mais de 2.500 inscritos, em um momento de profunda conexão com a força da ancestralidade, começou nesta segunda-feira (03) o X Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as) – X CBPN e o V Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) do Nordeste - V COPENE-NE. Os dois eventos acontecem de maneira integrada e têm como tema “Malês 190 Anos: Legado Ancestral e Continuidade das Lutas”. As atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira (07), no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador. A organização conjunta é da Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). A atividade tem o apoio da ADUNEB.

ADUNEB apoia e se solidariza às/aos docentes da Universidade Estadual da Paraíba
A ADUNEB presta sua solidariedade e seu apoio ao movimento grevista de docentes da Universidade Estadual da Paraíba. Com as atividades acadêmicas paralisadas desde 22 de setembro, a categoria reivindica o pagamento retroativo de progressões de carreira, a recomposição do orçamento da universidade, a realização de novos concursos para professoras/es efetivas/os diante do número elevado de docentes temporárias/os, a convocação das/os selecionadas/os para o cadastro de reserva e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos quatro anos.

ADUNEB apoia o V Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Nordeste o VII Acampamento Terra Livre
Com um olhar sensível e voltado para a sociedade, a ADUNEB apoia a realização de dois importantes eventos que ocorrem esta semana, em Salvador. A seção sindical apoia e sedia algumas mesas do V Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Nordeste – 2025, que acontecerá entres os dias 03 e 07 do mês de novembro, no Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Também apoia e participa do VII Acampamento Terra Livre (ATL) que começou neste domingo (02) e segue até quinta-feira (06).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE
Salvador/BA, 05 de novembro de 2025.
A Coordenação Executiva Colegiada da ADUNEB - SEÇÃO SINDICAL DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e de acordo com o que dispõe o seu Estatuto, convoca seus associados para uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 12 de novembro de 2025 (quarta-feira), Auditório da ADUNEB – Salvador/BA, às 14h, em primeira convocação, e, às 14h30, em segunda convocação, com qualquer número de sindicalizados presentes.
PAUTA:
1. Informes;
2. Discussão e apreciação da Pauta de Reivindicações 2026.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA COLEGIADA DA ADUNEB – SEÇÃO SINDICAL DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA



