ADUNEB 44 anos - uma história de luta



Criada em 1981, a ADUNEB, uma seção sindical do ANDES-SN, se empenha na construção de um polo de luta autônomo, classista e combativo. A entidade sempre lutou por uma universidade pública, inclusiva, democrática, gratuita e de qualidade, sem, contudo, abandonar a defesa de melhores salários e condições de trabalho. Articulada com outros sindicatos e movimentos sociais do campo e da cidade, a ADUNEB estabelece parcerias em atividades que visem ao combate de problemas estruturais da sociedade, tais como o racismo, o machismo, a xenofobia, a LGBTQIAPN+fobia, o feminicídio, a misoginia e a opressão às comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e ciganas.
Conquistas
Assim, como conquistas recentes, podemos citar: 1) as 261 promoções docentes (2025), que estavam travadas há anos pelo governo; 2) reajuste salarial de 13,83% (2024); 3) implantação do Programa de Auxílio à Itinerância Docente, uma pauta histórica do Movimento Docente (2024); 4) a implantação de todos os processos de alteração de regime de trabalho, contingenciados pela SAEB desde 2015 (2024); 5) nomeação de aprovados/as no último concurso público (2023), entre outras.
A ADUNEB somos todas/os nós!
Ao completar 44 anos, a seção sindical reconhece, mais uma vez, a potência da coletividade e da força docente e a dedicação das/os líderes sindicais que por aqui passaram e de toda a base. Que sigamos juntas/os dando continuidade a essa história de luta e resistência.


