BOLETIM ADUNEB (22 a 28 de março)
Informe Jurídico: URV
A assessoria jurídica da ADUNEB apresenta à categoria alguns aspectos importantes sobre o andamento da ação judicial referente ao URV. Trata-se do processo de nº 0159665-35.2003.8.05.0001, que tem por objeto o ressarcimento das perdas causadas pela desvalorização salarial ocorrida pela conversão do Cruzeiro Real para URV em março de 1994.
Roda de conversa debate a violência contra indígenas e reivindica demarcação de territórios
A comunidade acadêmica do Campus da UNEB de Teixeira de Freitas, na terça-feira (25), participou da “Roda de Conversa Territórios e Resistências: Povos Indígenas do Sul e Extremo Sul da Bahia”, que aconteceu no auditório da universidade. Organizada e realizada pelo Centro de Pesquisa Intercultural da Temática Indígena (CEPITI) e pela ADUNEB, a atividade se fez necessária a partir da violenta incursão das polícias militar e civil, na quinta-feira (20), nos territórios Pataxó da Terra Indígena (TI) Comexatibá e Barra Velha. Nos citados locais, muitos indígenas pertencem à comunidade acadêmica do Campus de Teixeira de Freitas.
Nota de repúdio à Prefeitura de Santo Amaro (BA) pela tentativa de apropriação indevida de terreno da UFRB
Na terça-feira (11/03) o prefeito de Santo Amaro da Purificação, Flaviano Rohrs Da Silva Bomfim (UNIÃO), convocou uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, com o objetivo de votar um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que revoga a doação do terreno da antiga Siderúrgica Fundição Tarzan para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O Fórum das ADs e a Regional NE 3 do ANDES-SN vêm manifestar seu total repúdio a esse ato, ao passo que se solidariza com a comunidade acadêmica da UFRB.
