BOLETIM ADUNEB (15 a 21 de março)
4 meses sem reunião: E aí, governador Jerônimo, vai ter negociação?
No último dia 6 de março a mesa de negociação aberta entre movimento docente e o governo completou quatro (4) meses sem reunião e indicativo de agendamento. Após intensa cobrança do Fórum das ADs, o governo marcou uma reunião para o dia 03 de abril de 2025. A mesa foi um canal de diálogo permanente conquistado em 2024 pela luta da categoria para tratar, de forma mais contínua, dos itens da pauta de reivindicações de professoras e professores das universidades estaduais baianas. Com um histórico de defasagem salarial e ataques à carreira docente, a mesa de negociação se tornou uma importante ferramenta de luta da categoria para avançar em respostas que garantam o respeito aos direitos dos/das docentes.
Texto e arte: Ascom Fórum das ADs
Setor Jurídico da ADUNEB consolida aumento da prestação de serviços às/aos filiadas/os
O setor jurídico da ADUNEB tem se dedicado a uma série de atendimentos, acionamentos judiciais e assistência em processos administrativos que consolidam um aumento da prestação de serviços ao corpo docente unebiano filiado à seção sindical. Para Vitor Fonseca, advogado do sindicato, isso é decorrência do último ciclo regressivo de violação dos direitos dos servidores, sobre o qual a assessoria jurídica atuou de modo a gerar ampliação no número de processos judiciais, individuais e coletivos, e ao aumento dos resultados positivos na justiça e na esfera administrativa. “O serviço jurídico do sindicato continua com alta procura de filiados, o que tem demonstrado a confiança nesta assessoria para orientação em questões administrativas, problemas no ambiente de trabalho, questões de saúde e tantos outros temas”, enfatizou Vitor.
Informe - Substituição de integrante da Comissão Eleitoral
A Coordenação Executiva da ADUNEB, seção sindical do ANDES-SN, na razão da competência atribuída pelo art. 63 do seu estatuto, informa que designou o professor Tadeu Bello Dos Santos, do Campus Salvador - Departamento de Ciências Humanas - DCH I, para a Comissão Eleitoral da eleição da ADUNEB - Coordenação Executiva e Conselho Fiscal (2025 / 2027), em substituição ao professor Jean Cleverson Simões Mutti Afonso Rêgo, também docente do DCET II.
Nota de solidariedade: Vidas negras importam!
Dias após ampla mobilização dos povos indígenas em Brasília pela demarcação de suas terras, pataxós amanheceram sob violento ataque. Nesta quinta-feira (20), policiais civis e militares invadiram a Terra Indígena Barra Velha, no Extremo Sul do Estado, revistando as casas sem apresentar mandado e efetuando disparos. Segundo o MUPOIBA, a operação policial, que contou com cerca de 20 viaturas, valendo-se de força desproporcional, foi marcada por violência e até a noite de ontem foram constatadas as prisões de 20 indígenas, além de diversas pessoas feridas.
Solidariedade à ministra Marina Silva
A Coordenação da ADUNEB manifesta solidariedade à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (REDE), e a todas as mulheres que sofrem violência de gênero, psicológica, física, patrimonial, sexual, moral, entre outras.
Combate à discriminação racial
