Assembleia da ADUNEB aprova pauta de reivindicações 2026



A assembleia das professoras e dos professores da UNEB aprovou a pauta de reivindicações do Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) para o ano de 2026. A assembleia, realizada de maneira híbrida devido à multicampia, aconteceu a partir da sede da ADUNEB, em Salvador, nesta quarta-feira (12). A atividade estava agendada para o dia 23 de outubro, mas teve que ser adiada devido ao mau tempo e a falta de energia na universidade.
Assim como acontece todos os anos, o documento orientará as lutas para o próximo período, realizadas pelo Fórum das ADs, espaço de articulação política que reúne as seções sindicais da ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC.

Coordenadora de Comunicação, Kátia Barbosa, e a Coordenadora Geral, Karina Sales
A pauta de reivindicações, apesar de aprovada, teve adendos e apontamentos da categoria em alguns pontos. O documento também já foi analisado pelas bases das demais ADs. O texto, construído inicialmente pelo Fórum das ADs, agora retornará a sua origem para as possíveis compatibilizações, em reunião que acontecerá nesta quinta-feira (13) na sede da ADUNEB. A previsão é que na sexta-feira (14) o documento final seja protocolado na Governadoria e demais instâncias governamentais.
A pauta é composta por reivindicações relacionadas à garantia de direitos trabalhistas, a exemplo de adicional de insalubridade e periculosidade, licença sabática e licença prêmio, além de redução de 50% da carga horária de mães e pais atípicos. Constam ainda a reincorporação de anuênio, revogação da reforma previdenciária estadual, qualificação do Planserv, desvinculação vaga x classe, ampliação do quadro de vagas e adequação do dispositivo de concessão de passagens/translado docente. Itens relacionados a financiamento também estão presentes, como o repasse de 7% da Receita Líquida de Impostos, a autonomia universitária e a extinção da lista tríplice para a escolha de reitor/a.
Em breve a pauta de reivindicações 2026 será detalhada e amplamente divulgada pela ADUNEB e pelo Fórum das ADs.


