ADUNEB vai à ALBA reivindicar a aprovação de PL que redefine quadro de cargos docentes das UEBA

Ouvir notícia

Representantes da ADUNEB e das demais Seções Sindicais que compõem o Fórum das ADs estiveram durante toda essa segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O objetivo das lideranças sindicais foi dialogar com os parlamentares e reivindicar a urgente aprovação do Projeto de Lei Nº 25.907/2025, que estabelece o remanejamento do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA).

 Ao visitar os gabinetes, as professoras e os professores do Movimento Docente das UEBA explicavam que o PL em questão foi publicado, em 14 de agosto, pelo Governo Estadual no Diário Oficial. A luta pelo PL, fundamental para o destravamento das mais de 500 promoções barradas pela SAEB, já dura dez meses. Após intensa pressão da ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC, o governo Jerônimo Rodrigues firmou o compromisso de elaboração do PL em 21 de outubro de 2024.

 A Coordenadora Geral da ADUNEB e do Fórum das ADs, Karina Sales, comentou sobre a atividade na ALBA. “Cientes da importância do PL e de toda a nossa luta até aqui, fomos de gabinete em gabinete interpelando parlamentares e suas lideranças na Assembleia Legislativa. Segundo o líder da bancada governista, Rosemberg Pinto (PT), a expectativa é que o PL 25.907/2025 seja votado amanhã, a depender do acordo entre as bancadas.”

 Ofício pede urgência

 Leia aqui o ofício que o Fórum das ADs entregou às/aos deputadas/os solicitando a célere votação do PL. Além de reivindicar a aprovação do Projeto de Lei, o Movimento Docente também ressaltou a importância da ampliação do quadro de vagas das UEBA; o respeito à autonomia universitária para que, por exemplo, as promoções sejam implementadas no âmbito das universidades e sem a ingerência da SAEB; e ainda a desvinculação entre classe e vaga.

 Leia na matéria do Fórum das ADs mais informações sobre a ação do Movimento Docente na ALBA.

Voltar ao topo