Docentes das estaduais da Bahia levarão pautas da categoria ao Cortejo Dois de Julho

Na próxima quarta-feira (2), o Fórum das ADs – que reúne as seções sindicais das quatro universidades estaduais baianas – participará, mais uma vez, do tradicional Cortejo Dois de Julho. Este ano docentes das universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS) comporão o bloco “Direito se cumpre”. Cada Associação vem organizando a participação da sua base. Docentes interessadas (os) em participar da atividade devem procurar sua Associação Docente.

O movimento docente levará a bandeira em defesa do Estatuto do Magistério Superior da Bahia (Lei nº 8.352/2002), que estabelece legalmente a carreira docente das universidades estaduais. Com o lema: DIREITO SE CUMPRE, o FAD reafirma a urgência da promoção na carreira de mais de 500 professoras (es) em fila. A concentração do bloco está marcada para às 7h, em frente ao Posto da Lapinha, no fim de linha.

Tradicionalmente, as seções sindicais do ANDES-SN nas estaduais baianas participam do Cortejo Dois de Julho por compreender a data como uma das principais no calendário de lutas do povo baiano. “O Dois de Julho é uma data importante para a história do Brasil, que marca o movimento de Independência do Brasil na Bahia. Um dia para resgatar o espírito de resistência que essa independência nos inspira. Por isso mesmo, consideramos esse momento oportuno para colocarmos o nosso bloco na rua em defesa dos direitos da nossa categoria e das universidades estaduais baianas, que são um patrimônio do povo de estado”, defendeu Karina Sales, coordenadora da ADUNEB e do Fórum das ADs.

Encontro das UEBA

Na terça-feira, dia 1 de julho, acontecerá o XV Encontro dos (as) Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. Sediado pela ADUNEB, o tema dessa edição é “Direito se cumpre! Em defesa do Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia” e acontecerá no Teatro da UNEB, em Salvador. Neste encontro vamos ampliar e aprofundar o debate sobre os temas: Carreira e Previdência junto à categoria docente e, assim, propor ações políticas para o próximo período.

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