Solidariedade à ministra Marina Silva

A Coordenação da ADUNEB manifesta solidariedade à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (REDE), e a todas as mulheres que sofrem violência de gênero, psicológica, física, patrimonial, sexual, moral, entre outras.

 Na última sexta-feira (14), período em que acontece o mês Internacional da Mulher, durante um discurso em público em uma atividade no Amazonas, o senador, Plínio Valério (PSDB), fez a declaração misógina: “imagine o que é tolerar a Marina durante seis horas e dez minutos sem enforcá-la”.

 Nesta quarta-feira (19), enquanto participava do programa Bom Dia Ministra (Canal Gov), Marina Silva em resposta ao agressor comentou: “A violência política de gênero acontece o tempo todo. Fico imaginando alguém que é ministra do Meio Ambiente, alguém que de certa forma é conhecida dentro e fora do país, tem que ouvir uma coisa dessas, de alguém incitando a violência por discordar de alguém. Porque isso é uma forma de incitar a violência contra uma mulher. Dificilmente talvez isso fosse dito se o debate fosse com um homem”.

 A exposição das mulheres às várias maneiras de violência extrapola a esfera privada e torna-se um grave problema de política pública. Em 2023, foram registrados no Brasil 813.044 processos de crimes contra mulheres. Os números são do Poder Judiciário brasileiro, gerenciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No mesmo ano, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 258.941 mulheres foram vítimas de lesão corporal dolosa. Outras 11 mil mulheres sofreram tentativas de homicídio e feminicídio.

 Na Bahia, apenas no ano de 2024, ocorreram 111 casos de feminicídio. De 2017 ao ano passado, foram registrados 790 feminicídios. Os dados evidenciam que uma mulher é vítima da violência de gênero a cada três dias em território baiano.

 Para a Coordenação da ADUNEB, a fala do senador do PSDB contra Marina Silva é um lamentável incentivo à violência contra a mulher e precisa ser veementemente combatido. O discurso de ódio construído e levado a cabo, no Congresso Nacional, pelos grupos políticos de direita e de extrema-direita não pode ser naturalizado pelo restante da sociedade. Nesse caso específico, é necessária a atuação célere, com punição exemplar, do Conselho de Ética daquela Casa de Leis.

 A ausência de punição é tanta que, mesmo depois de o senador Valério ser repreendido pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (UNIÃO), e de toda a repercussão negativa, ele afirmou ser uma “brincadeira” e que não se arrependia. “Me acusar de machismo é até engraçado”, afirmou o parlamentar.

 A ADUNEB ressalta ainda a importância da denúncia contra os agressores, realizada junto às instâncias competentes. O programa Ligue 180 é uma Central de Atendimento à Mulher. Ele caracteriza-se como um serviço de utilidade pública. A ligação gratuita funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Voltar ao topo