Progressão docente na Uneb: nova lista é publicada no DOE nesta quinta-feira (05)

 Nesta quinta-feira (05) o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou a implantação de mais 24 processos de progressão de docentes da Uneb. As homologações vieram por meio das portarias 1.801/18 e 1.802/18 (leia no anexo a esta matéria). De acordo com a coordenação da ADUNEB, não resta dúvida que essa garantia do direito trabalhista de progressão é o resultado da pressão do Movimento Docente.

Segundo informações da coordenação do sindicato, diferente do que ocorre na promoção, a progressão não está condicionada à existência de recurso orçamentário. Assim, sua implantação depende apenas da boa vontade política do reitor, José Bites, e do secretário de administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes. Para elaborar encaminhamentos jurídicos que pudessem pressionar a reitoria e secretaria de administração, em 14 de junho a ADUNEB realizou reunião com docentes injustamente prejudicados pela lista de espera das progressões (leia mais). Cinco dias depois, em 19 de junho, foi publicada a primeira lista (leia mais). Em um período de pouco mais de duas semanas, essa é a segunda lista de progressões de professores da Uneb, que agora somam 74 contemplados.
 
Em reunião solicitada pela ADUNEB com a reitoria, em 20 de junho, a coordenação do sindicato fez críticas a lentidão no processo de homologação das progressões (leia mais). Na análise dos professores, nada justifica tamanha demora, visto que alguns docentes já tinham seus processos parados em uma fila há mais de sete meses. Na ocasião, o grupo gestor se comprometeu em agilizar a publicação das progressões no DOE.
 
Reunião agendada
 
Na próxima segunda-feira (09), às 15h30, a ADUNEB fará reunião com a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP). Entre outras questões, a pauta abordará a garantia dos direitos trabalhistas. Além das progressões, atualmente existem 352 docentes com seus direitos a promoções negados e mais 146 na espera pela alteração de regime de trabalho. Os dados são da própria PGDP.
 

Anexos:

1 - lista progressão
Voltar ao topo