ADUNEB participará da Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino

 A ADUNEB participará das atividades da Semana Nacional de Lutas, organizada pelo ANDES-SN, que acontecerá em todo o país de 21 a 25 de maio. As ações pertencem a agenda de mobilização do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do Sindicato Nacional. Em todo o país os docentes reivindicarão a garantia e ampliação do financiamento público nas instituições e contra a apropriação do fundo público pelo capital privado, que resulta em privatização e sucateamento. No âmbito estadual, as atividades também reforçarão a denúncia do descaso do governo Rui Costa que, entre outros problemas, nega aos professores o pagamento da recomposição salarial de 21,1% e dos direitos trabalhistas, a quase mil docentes, de promoção, progressão e alteração de regime.

A Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes foi deliberada pelo 37º Congresso do ANDES-SN, organizado pela ADUNEB e realizado no mês de janeiro em Salvador (BA). Uma reunião do Fórum das ADs, em Feira de Santana, na última segunda-feira (14), definiu os detalhes finais da agenda de atividades que serão realizadas pelas Universidades Estaduais Baianas (Ueba).
 
No Campus I da Uneb, em Salvador, na terça-feira (22), a partir das 8h, acontece um café da manhã, com roda de conversa. A atividade será no espaço próximo à lanchonete do Departamento de Ciências Humanas. O diálogo será entre representantes do Movimento Docente e estudantes, principalmente, sobre o déficit orçamentário da Uneb e o impacto na permanência estudantil. A atividade terá intervenções poéticas de artistas locais.
 
Já no período da noite, também na terça-feira (22), na cobertura em frente à biblioteca, acontecerá a exposição e o lançamento de livros, acompanhado de música ao vivo. Entre as obras que serão lançadas estarão “Saúde para todos, já!”, de Taís e Lana Bleicher, e “Marx e Engels: uma introdução”, de Sandra Marinho e Francisco Pereira. A editora Kawo-Kabiyesile fará uma exposição de livros à venda, nas áreas em que atua: ciências humanas, literatura, artes, e a ancestralidade religiosa de matriz afro-brasileira.
 
Na quarta-feira (23) acontecerá por todo o campus I panfletagem, com carro de som e passagem nas salas de aula para dialogar com a comunidade acadêmica sobre os problemas das Ueba e da educação pública superior.
 
* Com informações ANDES-SN
 
Voltar ao topo