BOLETIM ADUNEB (13 a 19 de dezembro)
PL de reajuste salarial do magistério superior é aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia
Na tarde desta terça-feira (17) foi votado e aprovado em sessão ordinária o Projeto de Lei 25.628/2024, que versa sobre o reajuste salarial de professoras e professores das universidades estaduais para o ano de 2025 e 2026. Após a correção indicada pelo movimento docente, o poder executivo encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o projeto em nova numeração no último dia 11 de dezembro. A votação do PL foi transmitida pelo canal da TV ALBA no YouTube e, com a aprovação, o reajuste entrará em vigor a partir de janeiro de 2025.
Pauta de reivindicações 2025 é protocolada pelo Fórum das ADs
Representantes do Fórum das ADs e da Regional Nordeste III do ANDES-SN protocolaram a pauta de reivindicações do movimento docente baiano nesta sexta-feira (13.12). Fruto do acúmulo da categoria com os debates ocorridos em assembleias, o documento sintetiza as principais bandeiras de luta do próximo ano. O ofício foi entregue nas Secretarias da Educação (SEC), Administração (SAEB), Relações Institucionais (SERIN) e à Governadoria.
Governo erra e atrasa tramitação de PL de Reajuste Salarial
Nesta semana, após análise das informações do projeto de lei (PL) Nº 25.620/2024, referente ao reajuste salarial dos e das docentes das universidades estaduais da Bahia, as Associações Docentes identificaram um erro na tabela enviada pelo governo à Assembleia Legislativa. A falha consistia nos valores da tabela dos vencimentos com os reajustes previstos para janeiro de 2025 para docentes titular A, que se encontravam sem o devido reajuste, constando o mesmo valor de 2024. A coordenação do Fórum das ADs, imediatamente notificou as representações do governo para que fizessem as correções antes da votação da matéria. Devido às normativas da Assembleia Legislativa, para correção de seu erro o governo teve que enviar novo PL, de número 25.628/2024, no dia 11.12.
Boas festas e feliz 2025!