Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (15 a 20 DE JUNHO)




GOVERNO APRESENTA PERCENTUAL DE REAJUSTE SALARIAL DE 2025 A 2027, SEM RECOMPOR AS PERDAS ACUMULADAS

Nesta sexta-feira, 14 de junho, o Fórum das Associações Docentes (ADs) se reuniu com a administração do estado da Bahia na Secretaria de Educação e Cultura (SEC) para discutir o plano de recomposição salarial que seria proposto durante a reunião. Adriano Tambone, Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAEB), José Bites de Carvalho, Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC e integrantes da equipe técnica da SAEB apresentaram a proposta inicial de 4,7% nos meses de janeiro dos anos de 2025, 2026 e 2027, respectivamente.

LEIA AQUI

 

ADUNEB REPUDIA PL DO ABORTO!

A urgência do PL 1904/2024, que equipara aborto a homicídio a partir de 22 semanas de gestação, inclusive em casos de gravidez por estupro, foi aprovada em votação-relâmpago na semana passada na Câmara de Deputados. Após a aprovação, as manifestações e mobilizações populares contra o "PL do Aborto" ganharam ainda mais força.

Ainda sem data para ser votado, com a aprovação da urgência o projeto poderá ir a plenário a qualquer momento, sem que se faça necessário passar por comissões temáticas. Porém, após as manifestações da sociedade civil contrárias ao PL, a bancada evangélica, que deu origem à proposta, admitiu a possibilidade de adiar a análise do plenário para o final do ano, após as eleições municipais.

LEIA AQUI



ADUNEB APOIA ENCONTRO ESTADUAL DO MOVIMENTO PELA SOBERANIA POPULAR NA MINERAÇÃO

O 1º Encontro Estadual do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) aconteceu em Salvador, entre os dias 14 e 17 de junho, no Centro de Treinamento - CTN (antiga EBDA). A partir do tema central “Os desafios estratégicos para a construção de soberania popular na mineração”, lideranças do MAM, de movimentos sociais, populares, pesquisadoras/es de universidades e outras entidades, debateram assuntos relacionados à luta por um modelo mineral, soberano e popular. Entre os temas discutidos estavam a garantia de respeito à legislação ambiental, violações aos direitos nos territórios atingidos pela mineração, a exploração predatória e a evasão dos minérios nacionais por meio da exploração de empresas estrangeiras. Ciente da importância do tema, a ADUNEB apoiou o Encontro e marcou presença por meio do Coordenador Geral Clóvis Piáu.  

LEIA AQUI



GOLPE DA URV – ADUNEB REFORÇA ALERTA A DOCENTES E ORIENTA VÍTIMAS SOBRE COMO AGIR

Desde a última sexta-feira (14), a ADUNEB tem comunicado sobre um golpe que criminosos tentam aplicar nas/os docentes filiadas/os à seção sindical. Embora o alerta tenha sido divulgado nos grupos de WhatsApp dos departamentos, no site oficial da ADUNEB, em suas redes sociais, no aplicativo para celular e enviado por mala direta para os e-mails, infelizmente, algumas professoras e professores continuam a cair no golpe. 

A ADUNEB orienta que as vítimas enganadas pelos golpistas devem fazer, o mais rápido possível, um Boletim de Ocorrência (B.O.). Segundo a assessoria jurídica da seção sindical, o caso se enquadra como estelionato e o B.O. pode ser realizado acessando a delegacia virtual.

LEIA AQUI


ADUNEB CONCLAMA CATEGORIA PARA ATIVIDADES NOS DIA 1º E 2 DE JULHO

Dando seguimento à luta pela recomposição salarial e em defesa dos direitos docentes, o Fórum das ADs realiza uma reunião ampliada com a categoria no dia 1º de junho. No dia 2, as associações docentes das universidades estaduais participam do Cortejo do 2 de Julho juntamente à coluna das(os) servidoras(es) públicos da Bahia.  

Docentes do interior que tiverem interesse em participar das atividades devem entrar em contato com a seção sindical pelo e-mail aduneb@aduneb.com.br *impreterivelmente até às 12h da próxima terça-feira (25)*. Enviar no e-mail nome completo, telefone, RG com órgão expedidor, CPF e, data de nascimento. Desta forma, a ADUNEB procederá com as devidas reservas de passagens e hospedagem. 

Mais informações e programação completa das atividades serão divulgadas, em breve. 

LEIA AQUI

 

DOCENTES REJEITAM POR UNANIMIDADE PROPOSTA DE REAJUSTE DO GOVERNO DO ESTADO

A proposta de reajuste salarial do Governo do Estado para a categoria docente das universidades estaduais foi pauta central da assembleia geral realizada pela ADUNEB nesta quinta-feira (20). O plano de reajuste de 4,7% nos meses de janeiro dos anos de 2025, 2026 e 2027, foi rejeitado por unanimidade por professoras e professores.

Esta foi uma primeira proposta apresentada pelo governo estadual após anos de luta do movimento docente pela reabertura de diálogos e negociações. Este ano, a categoria conquistou um reajuste salarial de 6,97%, sem retroatividade à data-base da categoria Percentual este definido sem negociação com as representações sindicais. O valor não recompõe nem a inflação de 2023. 

LEIA AQUI

 


RECESSO DE SÃO JOÃO

A ADUNEB estará em recesso de São João de sexta-feira (21) a terça-feira (25). O sindicato estará funcionando em home office entre os dias 26 e 28 de junho. As atividades serão retomadas em expediente normal, na sede, em Salvador, no dia 3 de julho.

LEIA AQUI

 
Versão E-mail