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ALERTA DE GOLPE



A ADUNEB tomou conhecimento, nesta quinta-feira (17), de uma nova tentativa de golpe que criminosos tentam aplicar em docentes filiadas/os à seção sindical. Um perfil falso de WhatsApp está realizando contato com professoras e professores informando se tratar de questões ligadas a processos em curso junto à assessoria jurídica do sindicato, com intuito de obter informações ou dinheiro. 

A COORDENAÇÃO DA ADUNEB REFORÇA QUE A CITADA MENSAGEM É ENGANOSA E NÃO FOI FEITA PELA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNEB E OU PELAS/OS ADVOGADAS/OS QUE A REPRESENTAM. 

Informa, ainda, que qualquer contato relacionado aos processos em curso são realizados através do e-mail juridico@aduneb.com.br ou pelo WhatsApp institucional 71 99702-6225. Mensagens que gerem desconfiança quanto à sua veracidade, devem também ser confirmadas pelas/os docentes por esses canais. 

Golpe via PIX

Para quem foi lesado através de PIX, veja abaixo quais são as orientações divulgadas no site oficial do Banco Central (leia aqui):
Caso tenha sido vítima de um golpe, o primeiro passo é a vítima imediatamente entrar em contato com seu banco para relatar o caso e solicitar a devolução dos valores transferidos para o suposto golpista. Em paralelo, é recomendável registrar um Boletim de Ocorrência.

Com base no relato:

• O banco da vítima registra imediatamente a notificação de infração e instaura o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix;
• O banco do suposto golpista bloqueia os valores;
• As duas instituições avaliam o caso em até 7 dias corridos e verificam se há indícios de fraude ou golpe; e
• Comprovada a fraude, o banco do suposto golpista devolve os recursos para a vítima em até 96 horas, a contar do término da avaliação.

Se a situação não for resolvida, a vítima pode:

• Procurar o Procon de seu estado ou o Poder Judiciário; ou 
• Registrar uma reclamação (clique aqui) no BC.

Atenção! Não é considerado formalmente como fraude para fins de Mecanismo Especial de Devolução (MED) o caso de desacordo comercial, como, por exemplo, quando foi enviado o produto errado. Essa situação é diferente, por exemplo, dos casos em que o produto sequer é enviado.