Notícias

ADUNEB é favorável ao final da escala de trabalho 6x1



 O fim da escala de 6 dias de trabalho por 1 dia de folga (escala 6x1) é uma reivindicação histórica do Movimento Sindical e das demais entidades e organizações políticas brasileiras que defendem a classe trabalhadora.

A mais recente proposta de mudança da escala 6x1 tem movimentado o Congresso Nacional, ganhado amplo apoio das trabalhadoras e dos trabalhadores e repercutido fortemente nas redes sociais. Apresentada em 1º de maio deste ano, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A ação ganhou força a partir da iniciativa do movimento Vida Além do Trabalho, que organiza uma petição pública online. O abaixo-assinado assine aqui ) já conseguiu cerca de 2,7 milhões de assinaturas. 

A PEC em questão, se aprovada no Congresso Nacional, estabelecerá, no máximo, 36 horas semanais e 4 dias de trabalho por semana, sem a redução dos salários. Com a adesão adquirida nas ruas, impulsionada pela classe trabalhadora, a Proposta de Emenda à Constituição, até a manhã desta quarta-feira (13), já possuía 194 parlamentares favoráveis ao início da tramitação do texto no Congresso. De acordo com o regimento da Câmara Federal, para que uma PEC comece a ser discutida naquela Casa de Leis são necessárias 171 assinaturas. Após toda a tramitação, para se tornar lei, será preciso o voto favorável de 308 dos 513 deputados e deputadas, em votação em dois turnos. 

A Coordenação Executiva da ADUNEB se coloca veementemente favorável ao final da escala 6x1, um modelo que intensifica a exploração da mão de obra e impacta diretamente a qualidade física e mental das trabalhadoras e dos trabalhadores. Com a aprovação das 36h horas semanais, a classe trabalhadora poderá ter mais dignidade, bem-estar, direito ao descanso justo e, inclusive, a possibilidade de aprofundar seus estudos e melhorar sua qualificação laboral, se assim achar necessário.  

Em apoio ao movimento Vida além do Trabalho, manifestações estão sendo organizadas em várias capitais e grandes cidades do país. Em Salvador, construída pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, a mobilização que levará a classe trabalhadora novamente às ruas acontecerá nesta sexta-feira, 15 de novembro, às 10h, no Farol da Barra. Participe!

Final da escala 6x1, já!
Por qualidade de vida e saúde mental!