Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (25 A 31 DE MAIO)

 
 
 
DESCONTENTAMENTO DA CATEGORIA DOCENTE COM O GOVERNO APONTA PARA O INDICATIVO DE GREVE NA UNEB
 
A Coordenação da ADUNEB realizou reunião ampliada com a categoria docente da UNEB, na quarta-feira (29). As professoras e os professores foram convocadas/os pela seção sindical para debater estratégias de enfrentamento ao Governo da Bahia diante do descaso do Executivo com a pauta de reivindicações deste ano. 
 
 


 
SOB PROTESTOS ALBA APROVA REAJUSTE SALARIAL INSUFICIENTE AO FUNCIONALISMO PÚBLICO
 
Embora o conjunto do funcionalismo público baiano tenha resistido bravamente, desde a semana passada, com muita mobilização e manifestações, nesta terça feira (28), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou os dois Projetos de Lei (PL) referentes ao insuficiente reajuste salarial para as/os servidoras/es públicas/os baianas/os. 
 
                                                                                                      Foto: Agência ALBA

Plenário em dia de votação
 
SEM AVANÇOS NA REUNIÃO COM O FÓRUM DAS ADS, GOVERNO EMPURRA DOCENTES PARA O INDICATIVO DE GREVE
 
Nesta sexta-feira (24), dia de paralisação com mobilizações nas Universidades Estaduais da Bahia, o Fórum das Associações Docentes se reuniu com representantes do governo do Estado para discutir a Pauta de Reivindicações 2024. Estiveram presentes na reunião Adriano Tambone, Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAEB), José Bites de Carvalho, Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação (SEC), Kelly Costa, Assessora da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e integrantes da equipe técnica da SAEB. A secretária de Educação, Rowenna dos Santos Brito, não participou da reunião sob alegação de outros compromissos. Em paralelo à reunião, professoras, professores, técnicas(os) e estudantes realizavam um ato público em frente à SEC.
 
                                                                                                         Foto: Ascom ADUFS


 
DIA DA ÁFRICA ADUNEB: RACISMO, FILOSOFIA, TERRITORIALIDADE E AFROEMPREENDEDORISMO
 
Para celebrar o Dia da África, comemorado em 25 de maio, a ADUNEB reuniu nesta quinta-feira (23), em Salvador, docentes, representantes de movimentos sociais e comunidade de axé para refletir sobre racismo, filosofia, territorialidade e afroempreendedorismo. Realizado pela pasta de Gênero, Etnia e Diversidade da seção sindical a mesa contou com Tânia Bonfim, professora da UNEB do campus de Camaçari e coordenadora departamental da ADUNEB, Coordenadora do Movimento Negro Unificado de Feira de Santana (MNU); Edson Costa, Coordenador do V Fórum Mês da África e Coordenador da Rede Emunde (Afroempreendedorismo); o Prof. BasIlele Malomalo (Congo), Doutor em Sociologia pela Unesp / Docente da UNILAB e Coordenador de Latitudes Africanas e Per Ankh Ntu; Sirlene Assis, Diretora da UNEGRO, Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM), Ex-Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia.  Mediação foi dos professores João Pereira Oliveira Júnior e João José Borges, da coordenação executiva da ADUNEB. 
 
 


 
SOLIDARIEDADE À LIDERANÇA PATAXÓ QUE SOFREU TENTATIVA DE HOMICÍDIO
 
A ADUNEB manifesta solidariedade ao povo Pataxó e, em especial, à comunidade do território Barra Velha e uma de suas lideranças indígenas (nome omitido por segurança) que, na segunda-feira (20), sofreu uma emboscada com tentativa de homicídio. O crime aconteceu entre a aldeia Vale das Palmeiras e Barra Velha, na região de Caraíva, interior da Bahia.
 
 
 
 
Versão E-mail