Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (11 A 17 DE MAIO)

 
 
ADUNEB FAZ ORIENTAÇÕES AOS NOVOS DOCENTES D.E. E INFORMA SOBRE AÇÕES DE RETROATIVIDADE

A Coordenação Executiva e a assessoria jurídica da ADUNEB realizaram reunião virtual, na quinta-feira (16), com as/os professoras/es da UNEB, que tiveram seus processos de alteração de regime de trabalho publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Além de acolher as/os docentes contempladas/os nos dias 26 e 27 de abril a atividade também se dirigiu àquelas/as com mudanças de regime de trabalho já implementadas a partir dos dois mandados de segurança coletivos ganhos pela Seção Sindical anteriormente. A atividade foi organizada para que a categoria docente pudesse esclarecer suas dúvidas sobre a questão e, ainda, receber orientações sobre a luta pelo pagamento retroativo. 




 
UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA FARÃO PARALISAÇÃO POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL E NEGOCIAÇÃO

 As Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs) farão paralisação das atividades acadêmicas, em todo o estado da Bahia, na sexta-feira (24). O protesto de 24h foi aprovado por professoras e professores, nas assembleias da categoria, nas quatro instituições de ensino UNEB, UEFS, UESB e UESC. Na Universidade do Estado da Bahia a deliberação foi aprovada no dia 24 de abril. A paralisação é decorrente da intensificação da luta pela recomposição salarial que, segundo o DIEESE, acumula perdas de quase 50% nos últimos nove anos. 


 

DEBATE DA ADUNEB COLOCA EM PAUTA A POLÍTICA ORÇAMENTÁRIA DO GOVERNO

 A política orçamentária do Governo foi tema de debate promovido pela ADUNEB nesta quinta-feira (16). A atividade faz parte do calendário de mobilizações das universidades estaduais em luta por reajuste salarial e contra a precarização do trabalho docente e contou com a participação da economista Ane Alencar (UESB). 



ADUNEB ORGANIZA CATEGORIA E INTENSIFICA LUTA POR DIREITO À INSALUBRIDADE

A ADUNEB realizou na tarde desta terça-feira (14), uma reunião para tratar sobre os problemas enfrentados pelas(os) docentes em relação à concessão do direito à insalubridade. Com mediação do Coordenador Geral Clóvis Piáu e participação de Vitor Fonseca, advogado da seção sindical, a atividade teve como objetivo elucidar pontos importantes em relação às dificuldades enfrentadas para garantia do direito. 





REPORTAGEM ESPECIAL

LGBTFOBIA - BRASIL SEGUE DERROTADO POR SUA FACE MAIS PERVERSA

Ela é alegre e carismática. Mas, um tiro à queima-roupa por transfobia, em pleno Elevador Lacerda, quase pôs fim ao talento e à vida da mulher trans e artista de rua, Babalu Jacaré. A tentativa de homicídio aconteceu em 12 de dezembro do ano passado. Segundo a vítima, o disparo teria sido feito por um agente de segurança pública. “Ele me deu um tiro exclusivamente por não gostar de mulher trans. Perguntou por que eu estava vestida de mulher. Disse que Jesus tinha me feito homem e falou que eu tirasse o espírito da Pomba Gira que estava em mim”. Hoje, assistida pelo Ministério Público, Babalu tenta superar o trauma, a cicatriz enorme no abdômen, e segue vendendo sua arte no transporte público e em frente aos bares de Salvador. 
 
O caso relatado acima, infelizmente está longe de ser uma ocorrência isolada no Brasil. Por isso, neste 17 de maio – Dia Internacional Contra a LGBTfobia – a ADUNEB, por meio da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade, coordenada pelo professor João Pereira Oliveira Júnior, traz esta reportagem especial no intuito de contribuir com o debate e a necessidade de lutar por essa comunidade que segue oprimida. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), em 2023, o número de assassinatos de transexuais, no país, cresceu cerca de 10%, em relação a 2022. Os dados evidenciam 145 homicídios, além de dez suicídios. O relatório ressalta que o Brasil, pelo 15º ano consecutivo, foi o país que mais matou pessoas trans em todo o mundo.





ADUNEB CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁFRICA DISCUTINDO SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS ANTIRACISTAS

Para celebrar, relembrar e refletir sobre viéses do racismo, a ADUNEB promove o encontro “Dia da África: A ADUNEB e os Movimentos Sociais Antirracistas”, no dia 23 de maio, às 17h, na sede da seção sindical, em Salvador. A atividade é aberta à todas(os) e também terá transmissão ao vivo pelo canal da ADUNEB no YouTube. 


 
Versão E-mail