Notícias

Fórum das ADs busca a unidade de luta com os demais servidores públicos da Bahia

 Na luta contra os ataques do governo do Estado aos direitos trabalhistas dos servidores públicos, sobretudo, para garantir o reajuste linear da categoria em 2016, o Fórum das ADs busca a construção da unidade de luta com os demais sindicados dos servidores estaduais.

Nesta terça-feira (24), os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) participaram de uma reunião com representantes de inúmeros sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e à Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb). Após falas de análise de conjuntura, em que foi possível reforçar a constatação do descaso do governo Rui Costa com o serviço público, foi indicado como estratégia de luta a unidade do movimento.
 
Para a diretoria da ADUNEB, embora existam especificidades de cada categoria, é possível a construção de uma pauta comum, centrada nos pontos que unam todos os servidores estaduais. O objetivo maior é a garantia do reajuste linear de 2016, com pagamento integral em uma única parcela, com a recuperação das perdas salariais, e respeito ao pagamento na data-base de 1º de janeiro. 
 
Uma nova reunião com o intuito de avançar na construção do movimento foi agendada. A plenária que reunirá toda a categoria será realizada em 1º de dezembro, às 15h, na sede da Afpeb, localizada na Rua Carlos Gomes, 95 – Salvador.
 
Os demais sindicatos e organizações que participaram da atividade foram Sindsaúde; Sinpojud; Aplb; Asbac; Asmoeb; Sindistecba; Asderba; Ateba; Sindpoc; Sindetran; Absso/PM; Appm; Sintest Uneb / Uefs; e Observatório da Cidadania. 
 
A ADUNEB defende ainda a construção de uma pauta unificada, para o conjunto dos servidores públicos, que possa ir além do reajuste linear. Desde o início do ano inúmeras ações do governo do Estado têm provocado a retirada de direitos da categoria. O pacote de maldades de Rui Costa contra o trabalhador, entre outros itens, já impôs ao servidor público o PrevBahia (leia mais); o reajuste linear 2015 pago com atraso, em duas parcelas, sem retroatividade; a mudança do regime de previdência, que prejudicou viúvas e pensionistas (leia mais); o Decreto de Contingenciamento de recursos (leia mais); além da nova regulamentação do Planserv, que retira dinheiro do bolso do trabalhador (leia mais). Apenas no âmbito das Ueba, nesta semana, ainda aconteceu o corte do adicional de insalubridade de todos os professores e técnicos (leia mais).
 
Plenária atenta às falas dos professores das ADs 
 
Fonte e foto: Fetrab