Diálogo da ADUNEB com SAEB e Reitoria destrava acúmulo de progressões na UNEB



Após reuniões da Coordenação Executiva da ADUNEB com a SAEB e a Reitoria da UNEB, foram publicadas no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (13), 188 progressões das 214 acumuladas que aguardavam a implementação do direito. ADUNEB segue firme na reivindicação da implementação das demais progressões ainda na fila.
A progressão docente deve ser implementada a cada dois anos, de A para B, em cada classe. Conforme reunião com a Reitoria em 17 de julho (leia aqui), esse acúmulo não estava ocorrendo e seguia o fluxo de implementação. Porém, em decorrência indireta das promoções publicadas em 2023, houve um aumento abrupto no número de progressões entre junho e julho de 2025, considerando que essas/es docentes passaram a estar aptos à progressão ao mesmo tempo. Na ocasião do encontro a coordenação da seção sindical enfatizou a importância da pauta para a categoria e a necessidade de celeridade na implementação.
Sempre atenta para garantir que os direitos de professoras e professores sejam garantidos, a ADUNEB teve atuação imprescindível na articulação e no diálogo junto às instâncias responsáveis por sanar o acúmulo das progressões. "O sindicato está sempre vigilante em relação aos direitos da categoria, disposto a lutar para que sejam garantidos, seja através do diálogo, das mobilizações e também de estratégias políticas e jurídicas que possam beneficiar nossas/os docentes”, afirma Karina Sales, Coordenadora Geral da ADUNEB.
A ADUNEB destaca também a importância da categoria manter diálogo com a seção sindical, informando à seção sindical atrasos, possíveis irregularidades ou dificuldade encontrada em relação aos seus direitos para que a luta contra a precarização da carreira docente possa ocorrer de forma ágil, com o menor prejuízo possível às professoras e aos professores da universidade.
Acesse aqui ou no anexo abaixo o Diário Oficial.
Anexos:
1 - DOE 2025-08-13 Completo