Comunidade acadêmica da UNEB faz manifestação em defesa da educação pública, nesta terça (15)
Neste Dia das Professoras e dos Professores, terça-feira (15), a aula das/os docentes da UNEB, em greve, e dos estudantes será nas ruas! Com muito a lutar e pouco a comemorar, o dia será marcado por uma ampla manifestação, em Salvador, em defesa da educação pública e pelas pautas de reivindicações da comunidade acadêmica. No mesmo dia acontecerá nova rodada de negociações entre o Comando de Greve da UNEB, o Fórum das ADs e o Governo da Bahia.
Para o dia de luta, ônibus trarão docentes, estudantes e servidoras/es técnicos dos campi do interior. Pela manhã, o acolhimento será na UNEB do Cabula. No local acontecerão atividades de mobilização, a exemplo de rodas de conversa. Após o almoço, que também será no Campus I, em carreta, a comunidade acadêmica se deslocará à Secretaria Estadual da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia. Unidas/os, integrantes da UNEB reivindicarão pautas como: direito a promoções, garantidas por lei; adicionais de insalubridade; repasse de 1% da Receita Líquida de Impostos para a assistência estudantil, entre outras.
Jerônimo, o convidado
No período da tarde, a partir das 14h, acontecerá em frente à SEC um Ato em Defesa da Educação Pública, no mesmo momento em que será realizada a reunião com o governo. Na programação do ato está prevista uma aula pública, em que será feito um convite especial para a participação do Governador e professor da UEFS, Jerônimo Rodrigues. Além disso, durante toda a tarde acontecerão atividades desenvolvidas por integrantes de movimentos culturais, a exemplo de sarau de poesias, cantorias e outras apresentações artísticas.
Transporte
Docentes (filiados ou não), estudantes e demais integrantes da comunidade acadêmica da UNEB, dos campi do interior, interessados em participar deverão entrar em contato com as representações da ADUNEB em seus departamentos ou pelo e-mail aduneb@aduneb.com.br . A solicitação de transporte poderá ser realizada até este domingo (13), às 11h. Durante todo o dia de luta a seção sindical garantirá a alimentação dos manifestantes.
Luta nas redes
Quem não puder estar na manifestação, em Salvador, terá um papel fundamental nas redes sociais. Proteste! Vista-se de preto, faça um vídeo curto (máximo um minuto) ou foto com o cartaz de protesto, publique nas redes sociais. Marque a ADUNEB (@aduneb.oficial), o Governo da Bahia (@govba) e o governador (@jeronimorodriguesba). O objetivo é viralizar e mostrar a força histórica da comunidade acadêmica.
Contamos com você!
“Um mais um é sempre mais que dois!”
(Beto Guedes)