Notícias

Negociação: governo reafirma a manutenção dos termos de acordo de reajuste salarial e antecipa crono



Nesta quarte-feira (25.09), as Associações Docentes reuniram-se novamente em mesa de negociação com o Governo do Estado. Os/as representantes da categoria apresentaram o resultado das assembleias docentes das universidades estaduais baianas. As/os docentes, em assembleia, da UEFS, da UESC e da UESB decidiram assinar o acordo com o governo. Já na UNEB, a categoria definiu pela deflagração da greve que inicia nesta sexta-feira (27.09), respeitando o prazo de 72 horas. A partir do informe das decisões do conjunto das professoras e dos professores, o governo reafirmou que a proposta de reajuste salarial, aceita por parte da categoria, está mantida. Além disso, antecipou a data da próxima mesa de negociação do dia 15 para dia 2 de outubro, próxima quarta-feira, incluindo na pauta o debate sobre as promoções e o transporte. O Fórum das Associações Docentes (ADs) assegurou que todos os compromissos assumidos pelos representantes do Governo do Estado fossem registrados e documentados em ata.

A proposta de reajuste salarial aprovada nas assembleias da ADUSC, ADUSB e ADUFS é um percentual previsto para os anos de 2025 e 2026 e representa um reajuste acumulado em 13,83%, divididos em dois anos, sendo, 4,7% em janeiro de 2025, 2% em julho do mesmo ano e 4,5% em janeiro de 2026 e 2% em julho de 2026.

“Consideramos que há avanços e eles são frutos da nossa luta. Não permitiremos que o governo retroceda na proposta apresentada dia 19 de setembro. Nós do Fórum fizemos a nossa parte de apresentar para o governo a devolutiva das assembleias cobrando retornos que asseguram os anseios da nossa categoria diante de todas as posições aprovadas nas assembleias docentes. Seguimos trabalhando em unidade para garantir direitos como sempre atuamos”, afirmou Marcelo Lins, presidente da Adusc e coordenador do Fórum das ADs.

Além dos encaminhamentos aprovados, ficou estabelecido entre movimento docente e o governo que a mesa de negociação está mantida. A próxima reunião com o governo do dia 2 de outubro, será a partir das 15h, em Salvador, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia.