Notícias

ADUNEB solicita reunião à Reitoria para tratar sobre mobilidade, promoção e itinerância docente



 A ADUNEB solicitou reunião com a Reitoria para dialogar sobre três pontos de extrema importância para a carreira docente: as bancas de promoções docentes da UNEB, os critérios de mobilidade dentro da universidade e transporte (itinerância docente). Realizada em 19 de agosto, a solicitação ainda não obteve retorno da gestão da universidade, não havendo até o momento sinalização de agendamento para que sindicato e a instituição possam debater as pautas.

Quanto à questão da movimentação docente, a Seção Sindical aponta a ausência de critérios bem definidos e transparentes quanto à sua concessão, bem como a necessidade de pensar, ou repensar, parâmetros que facilitem e favoreçam que docentes tenham conhecimento e possam usufruir das vagas disponíveis para esse fim, em cada um dos 32 departamentos.

A Seção Sindical também propõe à universidade que seja devidamente estudada e revista a realização de bancas de promoções, uma vez que a tese da(o) docente já foi devidamente validada e aprovada na banca de doutorado. O sindicato defende que esse processo apenas burocratiza ainda mais a concessão de promoções e que as bancas no âmbito da UNEB seriam justificáveis apenas para promoções a professoras(es) titulares e plenos.

Ponto muito sensível às/aos professoras e professores de uma instituição de caráter multicampi como a UNEB, presente em 27 municípios da Bahia, a concessão de investimento em transporte para viabilizar a itinerância docente é o terceiro ponto de pauta a ser tratado na reunião. Conforme o Coordenador Geral da ADUNEB, Clóvis Piáu, a SAEB já informou que, em que pesem as questões legais e estatutárias, esse tema é de responsabilidade da universidade que deve tomar para si, ou não, projetos dessa natureza. A ADUNEB apresentou, em 2022, um estudo detalhado sobre a itinerância docente e o impacto que isso teria no orçamento da universidade; já foram realizados dois grupos de trabalho sobre o tema na instituição de ensino; a ADUNEB retornou ao tema no início de 2023 apresentando proposições à gestão universitária e, em seguida, a Reitoria informou que havia um projeto nesse sentido dentro da universidade. Porém, desde então, a questão não vem sendo estudada e priorizada para a construção, de fato, de uma política que garanta a itinerância docente visando a não onerar professoras e professores, cujos salários têm sido diretamente impactados por gastos com deslocamentos para seu exercício profissional. 

Portanto, a ADUNEB tem insistido na realização de uma reunião para que esses temas sejam devidamente dialogados e, ainda, para apresentar pessoalmente à Reitoria suas proposições para a criação de grupos de trabalho. O objetivo é construir encaminhamentos concretos sobre as pautas em questão.