Notícias

Solidariedade a Jailton Andrade, dirigente do Sindicato dos Petroleiros



 A Coordenação Executiva da ADUNEB manifesta solidariedade ao companheiro, dirigente do Sindicato dos Petroleiros e da CBT Bahia, Jailton Andrade, que por sua atuação militante e resistente contra o Capital, sofre atualmente oito processos judiciais.

Além do empenho nas pautas específicas que impactam os direitos da categoria dos petroleiros, Jailton também atua na transversalidade do tema petróleo relacionado a questões como racismo, racismo ambiental e a exploração das riquezas do subsolo brasileiro.
 
Os oito processos judiciais impostos ao dirigente sindical, sendo três ações criminais e cinco cíveis, são oriundos justamente da ação transversal de Jailton contra uma tentativa de grilagem litorânea, uma das maiores do país, que ameaçava a Ilha de Boipeba. Caso a venda de lotes não tivesse sido denunciada e barrada, uma área equivalente a 1.700 campos de futebol, ou seja, cerca de 20% da ilha teria sido dividida em lotes e colocadas à venda para a especulação imobiliária e para o turismo predatório.
 
A ADUNEB ressalta que a criminalização de companheiras e companheiros de luta, de lideranças de movimentos sindicais, sociais e populares tem se configurado no país como uma estratégia de setores reacionários e conservadores. A intenção é a intensificação do ultraneoliberalismo e do obscurantismo. 
 
Contra os ataques da direita e da extrema-direita, e em defesa das/os campanheiras/os de luta, a ADUNEB conclama a unidade de ação dos setores progressistas do país. Da mesma maneira, a seção sindical solicita que mais entidades sindicais divulguem notas de amplo apoio ao dirigente Jailton Andrade.
 
Lutar não é crime!