Notícias

Solidariedade à liderança Pataxó que sofreu tentativa de homicídio



 A ADUNEB manifesta solidariedade ao povo Pataxó e, em especial, à comunidade do território Barra Velha e uma de suas lideranças indígenas (nome omitido por segurança) que, na segunda-feira (20), sofreu uma emboscada com tentativa de homicídio. O crime aconteceu entre a aldeia Vale das Palmeiras e Barra Velha, na região de Caraíva, interior da Bahia.

Segundo a nota conjunta da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a liderança Pataxó foi atingida por seis tiros, sendo dois nas costelas e outros quatro que pegaram de raspão. Encaminhado ao hospital, ele passou por cuidados médicos e não tem risco de morte.

O crime ocorreu na mesma região do assassinato dos jovens indígenas Samuel Divino e Nawy Brito, em 17 de janeiro do ano passado. Eles foram executados próximo ao povoado de Montinho, na BR – 101. Na época, a ADUNEB fez a denúncia (leia aqui). Segundo as lideranças indígenas, desde que a bancada ruralista começou a pautar a aprovação do Marco Temporal, no Congresso Nacional, os conflitos, as ameaças e os assassinatos dos povos originários têm aumentado. 

A ADUNEB constantemente tem noticiado a violência contra os verdadeiros donos das terras. Em 04 de setembro de 2022, a seção sindical se manifestou pelo assassinato do jovem Gustavo da Conceição, de apenas 14 anos, na Terra Indígena Comexatibá, no Prado, (leia aqui). Outro homicídio ocorreu no ano passado, há apenas três dias do Natal. Pistoleiros ceifaram a vida do cacique Lucas Kariri-Sapuyá após uma emboscada realizada por dois pistoleiros em uma moto, na região próxima à Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu, no município de Itajú do Colônia (leia aqui).  

A Coordenação da ADUNEB conclama a categoria docente a reivindicar o respeito aos direitos e às vidas dos povos originários. É de extrema urgência a demarcação das terras indígenas, assim como a investigação, punição exemplar e desmonte dos grupos milicianos formados por fazendeiros, posseiros e matadores de aluguel. 

Sangue Pataxó, nenhuma gota a mais!
 
Coordenação ADUNEB