Nesta sexta-feira (24), dia de paralisação com mobilizações nas Universidades Estaduais da Bahia, o Fórum das Associações Docentes se reuniu com representantes do governo do Estado para discutir a Pauta de Reivindicações 2024. Estiveram presentes na reunião Adriano Tambone, Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAEB), José Bites de Carvalho, Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação (SEC), Kelly Costa, Assessora da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e integrantes da equipe técnica da SAEB. A secretária de Educação, Rowenna dos Santos Brito, não participou da reunião sob alegação de outros compromissos. Em paralelo à reunião, professoras, professores, técnicas(os) e estudantes realizavam um ato público em frente à SEC.
A expectativa do Fórum das ADs era de apresentação de um plano de recomposição salarial como estabelecido pelos representantes do governo na reunião realizada em 23 de abril (leia aqui). Apesar disso, além de sequer apresentar o plano, de forma desrespeitosa o superintendente de Recursos Humanos da SAEB chamou professoras e professores de levianas(os) ao negar que tivesse se comprometido com a pauta. O ataque continuou com ameaças de encerramento do diálogo diante da veemente defesa do Fórum para garantir a discussão acerca da principal reivindicação da categoria que é a recomposição salarial.
Após momentos de tensão, Adriano Tambone apresentou informações vagas sobre DE, Insalubridade e Promoções. Neste ponto, José Bites afirmou ainda que a discussão sobre as promoções não avançou por falta de informações consolidadas das reitorias das universidades estaduais. Apesar de denominar aquele momento de segunda reunião de trabalho, mais uma vez, foram dados somente informes para a categoria.
Como encaminhamento, uma nova reunião foi marcada para o dia 14 de junho com a pauta recomposição salarial. No entanto, a imprecisão sobre a discussão foi colocada nas próprias palavras do superintendente de Recursos Humanos da SAEB ao afirmar que na impossibilidade de apresentação de índices e prazos nesta data, uma nova pauta para discussão será informada ao Fórum das ADs na semana anterior à reunião.
Mesmo diante da intransigência do governo, o Fórum das ADs reiterou que tem se colocado à disposição para o diálogo, apesar disso, a falta de compromisso com a negociação da pauta força a radicalização do movimento que tem demonstrado total insatisfação nas assembleias da categoria.
Encaminhamentos do Fórum das ADs
Considerando a importância da intensificação das mobilizações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que envolvem as votações de Projetos de Lei referentes ao reajuste salarial de servidoras(es) públicas, sobretudo às emendas que destacam a necessidade de retroatividade à data-base, como prevê o Estatuto do Servidor Público, o Fórum das ADs encaminhou que esta semana, terça e quarta-feira, 28 e 29 de maio, as Associações Docentes participem das atividades junto aos demais sindicatos que têm pressionado as(os) parlamentares nas sessões ordinárias.
Portanto, a rodada de Assembleias que constava no calendário de mobilização para ocorrer entre os dias 27 e 29 de maio, será realizada entre os dias 04 e 07 de junho, permitindo que o Fórum das ADs se reúna na quarta-feira (29) quando, já teremos o resultado acerca do PL. Independentemente do resultado da votação ou de seu novo adiamento, a orientação do Fórum é que a categoria possa avaliar o indicativo de greve na próxima assembleia.