ADUNEB convoca a categoria para reuniões sobre Insalubridade e Retroatividade D.E.
Atenta às necessidades da categoria docente, na próxima semana a ADUNEB realizará duas reuniões para que professoras e professores filiadas/os possam ter orientações e tirar dúvidas com a assessoria jurídica da seção sindical. Na terça-feira (14), das 14h às 15h, a pauta será Insalubridade. Na quinta-feira (16), também das 14h às 15h, o tema abordado será Retroatividade de Dedicação Exclusiva. As atividades serão realizadas pelo GoogleMeet e os links das salas virtuais encaminhados por e-mail e divulgados nos grupos de WhatsApp dos departamentos.
Insalubridade
Segundo a Coordenação da ADUNEB, muitos problemas compõem a pauta insalubridade, a exemplo da falta de isonomia entre docentes, de critérios iguais por parte da Junta Médica do Estado, para a concessão de adicional de insalubridade. Na UNEB, existem professoras/es que atuam no mesmo laboratório, com as mesmas funções, e apenas a um deles o governo concedeu o benefício. Outro problema são as/os docentes que mudam de departamento, continuam com os mesmos trabalhos e funções, mas têm seus adicionais cortados pela SAEB. Desde setembro do ano passado, o Governo afirma que divulgará um novo decreto que legislará sobre a pauta insalubridade, fato que traz preocupações ao Movimento Docente quanto ao teor do documento.
Retroatividade D.E.
Em 26 de abril, após anos de luta e mobilização, finalmente o Governo do Estado publicou no Diário Oficial as mudanças de regime de trabalho que estavam represadas, sendo algumas desde 2015. Na reunião desta quinta-feira (16), a assessoria jurídica da ADUNEB abordará pontos relacionados à luta pela retroatividade dessa conquista. Na ocasião, o corpo jurídico da seção sindical também fará orientações às/aos novas/os professoras/es D.E. sobre questões burocráticas, como devem proceder e quais os cuidados necessários ao atuar com Dedicação Exclusiva.