ADUNEB fará seminário sobre PAD e carreira profissional docente
Para iniciar as atividades da ADUNEB em alusão ao mês da trabalhadora e do trabalhador, a seção sindical convida a categoria docente para o seminário “O PAD e a carreira profissional da/o professor/a. Uma discussão necessária nas universidades estaduais no Brasil”. O evento híbrido será realizado a partir do auditório da ADUNEB, no Campus da UNEB de Salvador, na quinta-feira (02) e sexta-feira (03), das 14h às 18h. A organização é do Grupo de Trabalho de Formação Política, da seção sindical, e da professora Maria Izabel de Araújo, Coordenadora da pasta de Formação Político-Sindical e Relações Intersindicais.
A convidada para a quinta-feira (02) será a professora Lis Machado, do Instituto Federal de Juiz de Fora. Entre outros temas, ela discorrerá sobre suas pesquisas relacionadas a Processos Administrativos Disciplinares (PAD). Na sexta-feira (03), a exposição será do professor Domingos Garcia, da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Em sua participação ele abordará as lutas e socializará experiências do movimento docente de outras universidades estaduais do país.
A atividade será transmitida pela plataforma Google Meet, com o link enviado por mala direta e divulgado nos grupos de whatsapp dos departamentos da UNEB. Filiadas/os à ADUNEB, dos campi do interior, interessadas/os em assistir presencialmente o seminário, terão as passagens intermunicipais terrestres e as hospedagens ressarcidas pela seção sindical.
Segundo a professora Maria Izabel de Araújo, a proposta do seminário surgiu a partir das reuniões realizadas pela ADUNEB nos campi e da escuta às representações da seção sindical em cada departamento da universidade. “O seminário se faz necessário, pois chegou ao nosso conhecimento a grande quantidade de professoras e professores que respondem a PADs na UNEB. Precisamos analisar a questão a fundo, conhecer a realidade nos departamentos, nos colegiados e, a partir disso, orientar os colegas de maneira que possamos nos antecipar ao PAD”, explicou a Coordenadora da ADUNEB.