Professoras/es da UNEB aprovam paralisação em todo o Estado da Bahia
As professoras e os professores da UNEB aprovaram por unanimidade a paralisação das atividades acadêmicas, em todos os campi da universidade, por 24h, na próxima quinta-feira (18). Com a deliberação realizada em assembleia da categoria, nesta sexta-feira (12), o Movimento Docente da ADUNEB somará forças a outras entidades sindicais da Frente Única de Servidoras/es Públicas/os Baianas/os, que também estarão paralisadas no mesmo dia.
A manifestação terá a concentração às 9h, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Docentes dos campi da UNEB do interior, filiadas/os à seção sindical, interessadas/os em participar do protesto deverão entrar em contato até a noite da segunda-feira (15), com as representações locais da ADUNEB ou pelo e-mail aduneb@aduneb.com.br .
O dia de paralisação contra o Governo Estadual terá como mote ““Não queremos viver pela metade”. Uma das principais reivindicações da Frente Única de Servidoras/es Públicas/os é a abertura da mesa de negociações. O conjunto do funcionalismo público, desde 2015, acumula perdas salariais em decorrência do não pagamento da reposição inflacionária anual que, para algumas categorias, representa a perda de aproximadamente 50% do valor de compra do salário. Além disso, o governo Jerônimo Rodrigues, assim como fazia Rui Costa, ataca os direitos trabalhistas da categoria; avança no desmonte do Planserv; não aumenta o valor do vale refeição, entre outros problemas.
Mesa de coordenação da assembleia: Coordenadoras/e Edineiram Maciel, Clóvis Piáu e Izabel Araújo
Pauta interna das UEBAs
Durante a paralisação, o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia, que é composto pela ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC também intensificará a reivindicação da pauta 2024 (leia aqui). Neste ano, a pauta possui como eixos reposição salarial; direitos trabalhistas; financiamento; e autonomia financeira, administrativa e acadêmica.
Desde o início do governo de Jerônimo Rodrigues, de maneira incansável, os docentes buscam a negociação. Mas, até o momento, as portas do Palácio de Ondina seguem fechadas às/aos professoras/es que proporcionam conhecimento, formação e desenvolvimento a todas as regiões da Bahia.
A Coordenação da ADUNEB conclama professoras/es da UNEB para, na paralisação da próxima quinta-feira (18), dar a resposta do Movimento Docente ao descaso do Governo do Estado com o funcionalismo público e com a educação pública superior da Bahia.