Notícias

Profª Jacyara fica! Vitória da Democracia, da educação e da mobilização do Movimento Docente



 Após intensa mobilização de professoras e professores de todo o país, que compõem as seções sindicais e o ANDES-SN, a docente Jacyara Paiva, atual 2ª Secretária da Regional Leste do Sindicato Nacional, permanecerá na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), local em que atua desde 2017. A decisão do Reitor Paulo Vargas foi divulgada nesta segunda-feira (04), depois de um novo parecer da Advocacia Geral da União.

A professora era ameaçada de exoneração a partir de uma orientação da Procuradoria Federal da UFES, de 28 de dezembro do ano passado, sob a alegação de ter ingressado na docência daquela universidade após uma liminar de um mandado de segurança, em 2017. Porém, o problema já havia sido analisado pela UFES que, no decorrer do processo, manifestou interesse na permanência da professora, sendo a questão finalizada em 2021. Porém, em 2023, contrariando a decisão da própria UFES, o processo foi reaberto após a orientação da Procuradoria Federal.
 
Mobilização
 
O caso da professora Jacyara Paiva, uma militante histórica em defesa da educação pública superior, mobilizou docentes de todos as regiões do país. A ADUNEB publicou nota de solidariedade à companheira, em 12 de janeiro deste ano (leia aqui).
 
No 42º Congresso Nacional do ANDES-SN, realizado de 26 de fevereiro a 01 de março, em Fortaleza (CE), o apoio à professora Jacyara foi uma das pautas que uniu os 632 docentes participantes da atividade. Durante toda a atividade várias falas foram proferidas em prol da merecida e legítima permanência da docente no quadro de funcionários da UFES. Na Plenária Final, a categoria docente divulgou uma nota em que denunciou a perseguição sofrida pela companheira de lutas. 
 
Docentes das delegações da Bahia junto com a professora Jacyara.
Manifestação de solidariedade no Congresso do ANDES-SN
 
Parabéns, professora Jacyara! Só a luta muda a vida!