Fortes e mobilizados - ADUNEB faz reunião para planejar o ano de lutas
Para obter maior poder de mobilização, força e união nas lutas que virão, a ADUNEB realizou a reunião híbrida de planejamento 2024. A atividade aconteceu no sábado (24), das 8h30 às 17h, no auditório da Seção Sindical, no Campus da UNEB de Salvador. Além da Coordenação Executiva, a ação teve a presença de 18 representações das subseções departamentais da ADUNEB. A mesa foi composta pelos organizadores da reunião, o Coordenador Geral da entidade, Clóvis Piáu, e pela professora Edineiram Maciel, coordenadora da pasta de Subseções Departamentais.
Profª Edineiram Maciel e prof. Clóvis Piáu, coordenadores da ADUNEB
Com muita disposição em defesa da categoria docente, após a discussão de uma extensa pauta, as/os docentes definiram como bandeiras de luta: a reivindicação da reposição das perdas salariais, por meio de uma campanha salarial unificada com as/os demais docentes das quatro universidades estaduais da Bahia; a batalha por melhorias ao Planserv e a necessidade de garantia das passagens para mobilidade dos e das docentes entre os campi da UNEB e local de residência. O Movimento Docente também lutará pela abertura de concursos públicos e a convocação das/os concursadas/os já aprovados no último processo seletivo.
Quanto aos direitos trabalhistas, a ADUNEB reivindicará a garantia de quinquênios, a implantação das progressões e promoções, do adicional de insalubridade e alteração de regime de trabalho. Alguns departamentos salientaram a necessidade de ampliar o canal de diálogo com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP). Também será retomado um espaço de diálogo com a Procuradoria Jurídica da UNEB para um maior acompanhamento dos PADs.
Resultado positivo
Após a reunião, a professora Edineiram Maciel fez uma análise do dia de trabalho. ”Considero ter sido um dia proveitoso, com resultados positivos e encorajadores para a nossa coordenação sindical. Pudemos ouvir as necessidades, expectativas e propostas de lutas da base. Somente dessa forma temos condições de planejar ações e atividades que justifiquem a existência do sindicato da categoria. E assim, contar com a participação das e dos filiadas e filiados nessas atividades e ações. Por um Sindicato democrático e participativo!”, afirmou.
Importância do evento
Também satisfeito com a atividade, o Coordenador Geral Clóvis Piáu destacou a importância do evento. “Reunir a Coordenação Estadual, enquanto seção sindical, nos possibilitou nesse momento, alinhar as questões políticas e sindicais amparados naquilo que a nossa base deseja e com as diligências necessárias para a conquista e a manutenção dos nossos direitos”, finalizou o professor.
Representações da ADUNEB presentes no auditório da seção sindical.
Outras professoras e professores também participaram de maneira virtual