Nota de Repúdio: Porteiro morre após ser imobilizado na Estação Acesso Norte
O porteiro Edmar Santos Costa, de 38 anos, saiu para trabalhar na manhã de 6 de janeiro e não retornou à sua família com vida. Segundo imagens divulgadas na última sexta-feira (19), ele foi imobilizado por agentes da CCR Metrô, na Estação Acesso Norte, e morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Como mostram os vídeos que a família teve acesso na semana passada, Edmar foi abordado por dois agentes após relato de envolvimento em uma briga em um dos ônibus que saem da estação. Dois agentes da concessionária o imobilizaram, apoiando-se sobre suas costas e seu pescoço. Esta ação, de aproximadamente 13 segundos, ceifou mais uma vida negra na cidade de Salvador. Quando chamado pelos agentes, já era tarde demais para que o atendimento móvel de urgência pudesse fazer algo por Edmar, cujo óbito foi constatado ainda dentro da estação.
Desde então, segue a luta da família por reparação. A irmã, que prefere não se identificar, questiona a abordagem dos seguranças da CCR Metrô Bahia. A família também acusa a concessionária de não prestar satisfação sobre o ocorrido, além de não ter sido comunicada sobre o falecimento de Edmar, considerando que ele portava documentos e celular. A família só obteve informações e conseguiu localizar o corpo no Instituto Médico Legal às 18h30.
Esse é mais um caso de violência e descaso com a população negra que vem sendo massacrada no país. Segundo o Atlas da Violência, produzido pelo IPEA e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado em dezembro de 2023, a violência letal matou, em 2021, uma média de 4,22 pessoas negras por hora. A ADUNEB manifesta seu profundo repúdio contra o sistema racista e classista que engendra uma verdadeira cruzada contra negros e àqueles que pertencem às classes menos favorecidas da sociedade!
#vidasnegrasimportam