Notícias

42 anos de luta e coragem. Parabéns, ADUNEB!



 A ADUNEB completa 42 anos de existência neste dia 17 de dezembro de 2023. A entidade sempre teve uma posição de luta por uma Universidade Pública, democrática, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Contudo, sem abandonar a defesa de melhores salários e condições de trabalho, bem como de uma política de qualificação para os docentes, sem o que a qualidade do ensino superior esteja comprometida. Veja aqui o vídeo em homenagem aos 42 anos de história 

A história de luta da ADUNEB é pautada pelo empenho na construção de um pólo de luta autônomo, classista e combativo e que caminhe no sentido da unidade entre trabalhadoras/es do campo e da cidade, com movimentos sociais, do setor público e do privado, bem como de formalizadas/os e precarizadas/os. 

Antes de ser criada a UNEB, havia a Superintendência do Ensino Superior da Bahia - SESEB, que coordenava a administração de cursos superiores ministrados em Salvador e em alguns municípios do interior do Estado. As/os docentes das unidades da SESEB, cientes da necessidade de se organizarem, resolveram fundar uma entidade que pudesse congregá-las/os e ser a porta-voz das reivindicações da categoria junto ao Governo do Estado.

Em 17 de dezembro de 1981, ocorreu a assembleia geral de fundação e aprovação do Estatuto da Associação dos Docentes da SESEB - ADOS, embrião do sindicato que existe hoje. Estiveram presentes, naquela ocasião, professoras/es das unidades de Alagoinhas, Jacobina e do extinto CETEBA de Salvador.

A Lei Delegada 66/1983 criou a Universidade do Estado da Bahia, multicampi, reunindo não só os cursos vinculados ao CETEBA, ministrados em Salvador e em outros municípios, mas também algumas faculdades já consolidadas no interior, a exemplo da Faculdade de Agronomia de Juazeiro e da Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas. A UNEB, em pouco tempo, espalhou-se por todas as regiões do Estado e junto com ela foi também a nova organização dos docentes que sucedeu a ADOS. Com efeito, com o surgimento da UNEB, surgiu também uma nova entidade, a ADUNEB.