Nota pelo falecimento do baiano e liderança nacional do Movimento Negro, Luiz Alberto (PT-BA)
Enlutada e com profundo pesar, a Coordenação da ADUNEB vem a público manifestar condolências aos familiares, amigas/os e companheiras/os de luta pelo falecimento da liderança do Movimento Negro e ex-deputado federal (PT-BA). Ele sofreu um infarto em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, nesta quarta-feira (13).
Dentre tantas atuações e contribuições militante, o companheiro Luiz Alberto destacou-se como coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU), de 1995 a 1998. Natural da cidade de Maragogipe (1953), foi deputado federal por quatro legislaturas, sendo a última delas de 2012 a 2015. No parlamento defendeu principalmente pautas identitária e a garantia de direitos das comunidades secularmente oprimidas, a exemplo das religiões de matrizes africanas, mulheres negras e quilombolas e sem-terras. A justiça racial era a sua primordial bandeira de luta.
No âmbito estadual, Luiz Alberto esteve à frente da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Seu comprometimento militante também o fez integrar o Movimento Sindical, atuando tanto no Sindicato dos Petroleiros quanto no Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros. Ele participou da equipe de transição do terceiro Governo Lula e atualmente era assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo da Bahia.
Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Luiz Alberto, presente!