Toda solidariedade à comunidade acadêmica da UESC! Fascistas não passarão!
Nos últimos dias, estudantes, professores (as) e técnicos (as) da Universidade Estadual de Santa Cruz receberam graves ameaças virtuais de atentados no campus. Os ataques foram enviados por e-mail para endereços administrativos da universidade. Em nota, a reitoria da universidade afirmou que já notificou as autoridades de Segurança Pública do Estado e que estas estão atuando no monitoramento e investigação da situação.
O Fórum das Associações Docentes da Bahia se solidariza com a comunidade acadêmica da UESC ao passo que repudia o ocorrido. Essa ameaça é uma terrível expressão da presença do pensamento autoritário na sociedade através de grupos fascistas que atacam às universidades públicas na intenção de intimidar e impedir o desenvolvimento de projetos que beneficiam a democracia e o crescimento da igualdade social. Esses grupos, embora retirados do poder pelas forças progressistas e de esquerda, ainda existem e não perdem chance de demonstrar sua face terrorista. Não aceitam o clima democrático e os espaços plurais, onde as pessoas possam sonhar, crescer, serem livres e desenvolver suas potencialidades intelectuais, culturais e afetivas, como é o ambiente nas universidades estaduais baianas.
Importante que as instâncias do Estado notificadas pelo sinal de alerta sobre o ocorrido tomem todas as medidas cabíveis. As universidades públicas, são espaços fundamentais para o desenvolvimento da sociedade não naturalizarão ataques antidemocráticos aos centros educacionais. Não recuaremos nem aceitaremos que o medo seja utilizado como instrumento de controle social. A educação irá sempre resistir!